Semarh emite alerta para risco de chuvas intensas em 210 municípios do Piauí

11/01/2024 15h56


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semarh) emitiu, nesta quinta-feira (11), um alerta amarelo para perigo potencial de chuvas intensas com fortes ventos em 210 municípios do Piauí. O alerta estará ativo até esta sexta-feira (12).

No comunicado, a Semarh alerta ainda para riscos potenciais, como queda de energia elétrica e queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em seu aviso, a secretaria instruiu a população a, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e de placas de propaganda. O boletim alerta ainda para os riscos de utilizar aparelhos celulares conectados à tomada.
Imagem: DivulgaçãoModelos meteorológicos apontam para período chuvoso até o final de janeiro em todo o estado.(Imagem:Divulgação)Modelos meteorológicos apontam para período chuvoso até o final de janeiro em todo o estado.

O alerta é válido até as 10h da manhã do dia 12 (sexta) para 210 municípios de todas as regiões do Piauí. O boletim, emitido pelo Instituto de Meteorologia (INMET), relata risco de chuvas de até 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos de 40 a 60 km/h.

A climatologista e coordenadora da sala de situação da Semarh, Sara Cardoso, detalhou sobre os sistemas que estão atuando na região. “De acordo com o INMET, temos dois sistemas atuando no estado, uma é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o que indica que a partir de agora iremos presenciar um período chuvoso mais regular. O outro sistema que está atuando é o vórtice ciclônico, que está empurrando a umidade para o sul do estado, podendo trazer mais chuvas”, explicou.

De acordo com os dados do INMET, as previsões apontam uma regularidade nas chuvas até o final de janeiro. Os acumulados das chuvas ficarão em torno dos 50 mm, podendo ocorrer eventos onde o quantitativo do acumulado de 24 horas poderá ser ultrapassado.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: alerta, chuvas, inmet