Semarh emite alerta amarelo de chuvas intensas em 11 municípios do Piauí

25/10/2023 09h54


Fonte Governo do Piauí

A Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), emitiu, nesta terça-feira (24), alerta amarelo de chuvas intensas para 11 municípios do Piauí. O boletim emitido é válido até as 10h desta quarta-feira (25).

Os municípios abrangidos pelo alerta são das mesorregiões sudoeste e centro-norte: Amarante, Antônio Almeida, Curralinhos, Floriano, Guadalupe, Nazária, Palmeirais, Porto Alegre do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Uruçuí. O alerta de chuva será entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos ou descargas elétricas.

A coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, Sara Cardoso, ressalta que o alerta não faz parte do período chuvoso e lembra que o país enfrentava uma onda de calor, que impedia que o vapor de água se aproximasse.

Em caso de rajadas de vento, a Sala de Monitoramento alerta que não é indicado buscar abrigo debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não é seguro estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e deve-se evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações podem ser adquiridas por meio da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193).
 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: sala, alerta, monitoramento