Semar flagra extração irregular de pedras com uso de explosivos no rio Marathaoan, em Barras

05/09/2022 11h28


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/SemarSemar flagra extração irregular de pedras com uso de explosivos no rio Marathaoan, em Barras, no Piauí.(Imagem:Divulgação/Semar)Semar flagra extração irregular de pedras com uso de explosivos no rio Marathaoan, em Barras, no Piauí.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) flagrou no fim de semana, 3 e 4 de setembro, a extração ilegal de pedras, com uso de explosivos, às margens do rio Marathaoan, em Barras. Uma das pessoas flagradas foi autuada e as outras duas ainda serão identificadas para também responderem administrativa e criminalmente.

Conforme Daniel Marçal, secretário de meio ambiente, a equipe de fiscalização da Semar, ao chegar ao local, encontrou três pessoas fazendo extração de pedras usando explosivos, atividade que deve ter controle do Exército Brasileiro e autorização da Semar.

“Naquela região não há atividades do tipo licenciadas, mas são passíveis de licenciamento se buscarem a Semar para requerer a exploração da área. Das três pessoas encontradas no local, só uma tinha documentos e será autuada e notificada e as demais ainda serão identificadas”, explicou.
Imagem: Divulgação/Semar  Semar flagra extração irregular de pedras com uso de explosivos no rio Marathaoan, em Barras, no Piauí.(Imagem: Divulgação/Semar )

A área, segundo ele, faz parte de um terreno particular cujo proprietário não havia autorizado a extração de pedras. Sem a devida regulamentação e cuidados, a atividade pode causar degradação do solo, assoreamento do rio, poluição atmosférica e poluição sonora.

As pessoas autuadas terão 20 dias, após a notificação, para apresentação da defesa e terão que responder criminalmente, conforme prevê a lei de crimes ambientais. As extrações foram embargadas e suspensas pela Semar.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: pessoas, semar, pedras