Semar encontra 30 desvios de água durante testes em adutora de Piaus

28/08/2013 12h22


Fonte G1 PI

Durante a fase de testes das obras da adutora de Piaus, que fica na região de Picos, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) encontrou desvios de água clandestinos. A adutora é considerada a obra mais importante do semiárido no estado.
De acordo com a Semar, a primeira etapa da obra deve beneficiar 25 mil moradores. A obra tem 111 km de extensão e vai levar água para cinco cidades: São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova do Piauí e Campo Grande do Piauí.

"Foram descoberto cerca de 30 desvios de água para propriedades particulares e por isso, seis pessoas foram presas e responderam judicialmente pelo crime. Estes desvios estavam atrasando o envio da água entre as estações, que deveria ser de 20 minutos e por consequência dos desvios aconteciam em até sete horas", disse secretário da Semar, Dalton Macambira.

Segundo o secretário, o término dos trabalhos de testes devem ser concluídos em até 30 dias. Ele lembra que além dessa obra, já foi autorizada a construção da adutora Bocaina-Piaus, que deve ter início em setembro.

"Com o custo de mais de R$ 91 milhões, quando estiver pronta a adutora vai beneficiar cerca de 120 mil pessoas da macrorregião de Picos. Contando com ramais que devem captar água da barragem de Bocaína e Piaus, e levar até o município de Picos, passando também por Bocaína, Sussuapara, Alagoinha do Piauí, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos e Santo Antônio de Lisboa",
revela Dalton.

Tópicos: piauí, obra, desvios