Semar apreende macacos sendo criados como animais domésticos em Oeiras

18/10/2019 15h06


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/SemarMacacos que eram criados como animais domésticos são apreendidos em Oeiras.(Imagem:Divulgação/Semar)Macacos que eram criados como animais domésticos são apreendidos em Oeiras.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) resgatou, nessa quinta-feira (17), dois macacos que eram criados como bichos de estimação em uma residência no município de Oeiras. A ação ocorreu após entrega voluntária das pessoas que criavam os animais.

Segundo a Semar, manter um animal silvestre em cativeiro sem autorização legal é crime, podendo ser punido com multa ou até prisão.

“As pessoas que criam esses animais em cativeiro de forma irregular podem procurar a Semar e agendar o recolhimento. Quem realiza a entrega voluntária não sofre nenhum tipo de responsabilidade administrativa”,
esclarece a auditora fiscal ambiental, Catharina Teixeira.
Imagem: Reprodução/SemarMacacos que eram criados como animais domésticos são apreendidos em Oeiras. (Imagem:Reprodução/Semar)Macacos que eram criados como animais domésticos são apreendidos em Oeiras. 

Os animais silvestres entregues pela população são encaminhados para o Parque Zoobotânico, onde passam por uma primeira avaliação veterinária e ficam em quarentena por alguns dias. Após esse período, uma nova análise é realizada pelos veterinários, daí o animal pode ser mantido no parque ou reinserido na natureza.

“Nesse caso inicia-se o processo de reabilitação para que esses animais possam ser reintroduzidos na natureza com segurança”,
complementa Teixeira.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: animais, semar, macacos