Sem chuvas, Chesf pede redução da vazão na barragem de Boa Esperança

23/12/2015 10h57


Fonte Cidadeverde.com

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) solicitou no início deste mês a redução da vazão do rio Parnaíba, devido ao risco de redução drástica do nível de água do reservatório da barragem de Boa Esperança, localizada em Guadalupe (380 km de Teresina). As chuvas que normalmente chegam à região do Alto Parnaíba em novembro, até o momento - segunda quinzena de dezembro - não iniciaram.

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarSem chuvas, Chesf pede redução da vazão na barragem de Boa Esperança.(Imagem:Cidadeverde.com)

O gerente regional de operação da Chesf no Piauí, José Avelar Furtado, esclareceu que no momento o volume útil da barragem é de 8,61%, dentro do esperado, mas que a falta de chuvas pode comprometer o funcionamento da usina sem a contenção de água no reservatório.

"Esse percentual está dentro do esperado para esse período, porque estamos no final do período seco na região. Contudo, o período chuvoso já deveria ter começado no final de novembro e até o momento não houve chuvas",
disse.

Segundo ele, a solicitação já foi feita junto à Agência Nacional de Águas (ANA), ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A resposta deverá ser dada no início de janeiro de 2016.

"Estamos com um cenário positivo, apesar disso. Isso porque a previsão para os próximos dias é de chuvas na nascente do Parnaíba. Então com esse cenário, a situação deve se aliviar",
declarou.

Hoje, a barragem opera com vazão média de 208 m³/s (metros cúbicos por segundo), chegando a 246 m³/s. Com a redução, a vazão seria de 150 m³/s. A barragem integra a usina hidrelétrica de Boa Esperança é responsável pela geração de energia de todo o estado do Piauí.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: barragem, energia, chuvas