Sem água, moradores e comerciantes da Praia Pedra do Sal dependem de carro-pipa no Litoral do Piauí

18/08/2022 09h46


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoPraia da Pedra do Sal conta com carros-pipa para abastecimento de água potável.(Imagem:Reprodução)Praia da Pedra do Sal conta com carros-pipa para abastecimento de água potável.

Moradores e comerciantes da Praia Pedra do Sal, em Parnaíba, Litoral do Piauí, sofrem com o abastecimento irregular de água na região e estão dependendo de carros-pipa para as atividades essenciais. A praia fica a 15 km de centro do município.

A Prefeitura de Parnaíba disse que construiu uma caixa de água para a comunidade, que é abastecida com água de poço e mantém o abastecimento, pelo menos duas vezes por semana com o carro-pipa.

"Há mais ou menos oito anos vivemos com esse problema e de imediato, passou o inverno, acabou a água. Todos os comerciantes aqui estão inadimplentes com a Agespisa, porque a qualidade da água não era boa, os químicos vieram e constataram isso, a empresa disse que ia dar uma resposta mas até agora nada. Dependemos do carro-pipa, quem tem cisterna, traz água de casa. É uma situação muito constrangedora",
afirmou comerciante Rosilene Patriota.

Na orla da praia existem cerca de 30 bares e restaurantes, destes, 10 estão utilizando poços para manterem seus estabelecimentos funcionando. Os outros comerciantes dependem de carro-pipa para atividades básicas e têm que comprar água para beber.
Imagem: Reprodução  Moradores e comerciantes da praia Pedra do Sal no PI sofrem há 8 anos com abastecimento irregular de água.(Imagem:Reprodução ) Moradores e comerciantes da praia Pedra do Sal no PI sofrem há 8 anos com abastecimento irregular de água.


Outra dificuldade enfrentada pelos moradores e comerciantes é a revitalização da orla aguardada há anos. Em março deste ano, a orla da Praia Pedra do Sal foi cedida à Prefeitura de Parnaíba, por meio da Superintendência do Patrimônio da União, durante um período de 20 anos.

O Ministério do Turismo assegurou R$ 1 milhão em recursos para que a prefeitura possa realizar os investimentos na reconstrução da orla, gerando melhoria para atividade turística e comercial na praia, mas até o momento as obras não iniciaram.

Enquanto isso, o comerciante Raimundo Oliveira perdeu as contas de quantas vezes precisou de água e não teve.

"Água aqui só mesmo de um poço que fica ao lado da praia, mas a qualidade não é boa. Se for fazer uma comida e colocar um leite de coco, por exemplo, a comida estraga porque a água é bem salgadinha. A saída é comprar galões de água mineral",
declarou o comerciante.
Imagem: Reprodução  Moradores e comerciantes da praia Pedra do Sal no PI sofrem há 8 anos com abastecimento irregular de água.(Imagem: Reprodução ) Moradores e comerciantes da praia Pedra do Sal no PI sofrem há 8 anos com abastecimento irregular de água.

Além dos donos de estabelecimentos na orla, moradores da região também sofrem com o abastecimento irregular. O empreendedor Marcelo Vitor Machado, por exemplo, contou que precisa comprar água a 20 km de distância devido a má qualidade da água.

"A maior parte da água que é disponibilizada é pelos lençóis freáticos aqui da Pedra do Sal. Ela tem ferrugem, é meio avermelhada. Em alguns lugares a água é boa, em outros não. Embora seja totalmente viável a água encanada passar lá perto, porém os meus vizinhos relatam que eles têm somente a conta, não chega a água, nunca tem disponível. Então uns já cancelaram, outros não cancelaram porque dizem que quando chega é o que salva",
afirmou.
Imagem: Reprodução  Moradores e comerciantes da praia Pedra do Sal no PI sofrem há 8 anos com abastecimento irregular de água.(Imagem: Reprodução ) Moradores e comerciantes da praia Pedra do Sal no PI sofrem há 8 anos com abastecimento irregular de água.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook