Sejus realiza vacinação contra Covid em mais de 2.600 internos de 8 unidades prisionais

18/03/2024 14h11


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoO objetivo é vacinar todas as pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema prisional e policiais penais.(Imagem:Divulgação)O objetivo é vacinar todas as pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema prisional e policiais penais.

Em oito unidades prisionais do Estado, 2.621 internos já foram vacinados contra a Covid-19. O cronograma de vacinação da Secretaria de Estado da Justiça contemplou a Penitenciária Capitão Carlos José Gomes de Assis (Altos), a Unidade de Apoio Prisional, Colônia Agrícola Major Cesar Oliveira, Cadeia Pública de Altos, Penitenciária Gonçalo de Castro Lima (Floriano), a Penitenciária Feminina de Picos, a Penitenciária Regional de Oeiras e a CDP Dom Inocêncio Lopez Santamaria (São Raimundo Nonato).

Também foram aplicadas doses da vacina em 103 policiais penais e servidores das Unidades. O objetivo é vacinar todas as pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema prisional e policiais penais, que integram o grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Segundo a gerente de Saúde da Secretaria da Justiça, Jackelene Meneses, a vacina contra Covid agora faz parte do calendário anual de vacinação, com objetivo de evitar as internações graves e mortes.

“As ações nas demais unidades serão realizadas, conforme o calendário de cada secretaria municipal de Saúde e da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em Teresina. Também serão vacinados os funcionários e policiais da sede da Sejus.”, explica a gerente de Saúde.

As vacinas contra a Ccovid-19 recomendadas pela OMS são altamente eficazes na prevenção de doenças graves, hospitalização e morte contra todas as cepas do vírus, incluindo a variante omicron e suas sub-linhagens. Além disso, as vacinas são altamente eficazes na redução da transmissão do vírus, embora possam não impedir completamente a infecção.

A assistência à saúde é uma garantia das pessoas privadas de liberdade, conforme a Lei de Execuções Penais (LEP). Nas 17 unidades penais do Piauí, a Sejus dispõe de equipes multidisciplinares com médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e demais profissionais que garantem a assistência dentro do sistema prisional.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui