Seis em cada 10 pessoas com sintomas da Covid-19 não procuraram atendimento médico no PI, diz IBGE

27/10/2020 09h04


Fonte G1 PI

Imagem: Prefeitura de PedraTestes para Covid-19.(Imagem:Prefeitura de Pedra)Testes para Covid-19.

O Piauí apresentou uma redução da procura por atendimento médico entre pessoas que estão com sintomas da Covid-19. Em setembro, no estado, seis em cada dez pessoas que estiveram com perda de cheiro ou de sabor, tosse, febre, dificuldade para respirar ou dor no peito não procuraram os estabelecimentos de saúde, o que representa uma taxa de 60%, segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No mês de agosto, somente 29,1% não havia procurado atendimento médico. De acordo com o instituto, a pesquisa não trata de diagnósticos, mas de informações relatadas pelas pessoas.

Também houve uma redução do número de pessoas que disseram ter tido sintomas da doença causada pelo novo coronavírus. Em agosto, foi 0,7% dos entrevistados e, em setembro, 0,2%.

Testagem
O Piauí é o segundo estado do país que mais aplicou testes de Covid-19 na população. Até setembro, 17% da população foi testada e o estado ficou atrás apenas do Distrito Federal (DF), com a aplicação de testes em 22,2% das pessoas.

No entanto, a Pnad Covid-19, do IBGE, mostra que a proporção de pessoas que se submeteram aos testes no Piauí é maior conforme aumentam a renda e o nível de instrução.

Tópicos: pessoas, estado, testes