Segurança vai criar 10 novas delegacias de combate a facções e roubo de celulares

02/03/2023 08h54


Fonte Cidadeverde.com

O delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, confirmou a criação de 10 novas delegacias no Piauí para o combate à facções e roubo de aparelhos celulares. Serão cinco em Teresina e cinco no interior do Piauí.

Em Teresina, o Greco (Grupo de Repressão ao Crime Organizado) será transformado no Draco (Departamento de Repressão às Ações do Crime Organizado), onde quatro delegacias deverão funcionar com foco no combate às facções. Cada uma delas cuidará de uma zona de Teresina. E no complexo de delegacias ficará uma outra delegacia para acompanhar as investigações dos roubos de celulares.

“Escolhemos para presidir o Draco o delegado Charles Pessoa. E colocamos outros delegados que já foram experimentados e qualificados para compor as unidades. O Draco vai fazer o contato bem próximo com as delegacias do interior, principalmente onde serão criadas ou remodeladas as delegacias contra facções”
, destacou Luccy Keiko.
Imagem: Renato Andrade / Cidadeverde.comLuccy Keiko, delegado-geral da Polícia Civil do Piauí.(Imagem:Renato Andrade / Cidadeverde.com)Luccy Keiko, delegado-geral da Polícia Civil do Piauí.

No interior, as cidades que receberam as delegacias especializadas no combate às facções serão: Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus e Piripiri.

“Essas cidades foram escolhidas com base nas estatísticas e nas informações da nossa inteligência. Onde a gente entende que os principais crimes têm envolvimento com essas pessoas que se autointitula faccionados”,
acrescentou Luccy Keiko.

As delegacias serão criadas por meio de decretos. A previsão é que eles sejam publicados nos próximos dias e em até 90 dias todas as novas unidades policiais sejam implantadas.

“Estamos fazendo o remanejamento de pessoal [para essas delegacia]. O secretário Chico Lucas deve anunciar a quantidade de delegados que serão nomeados nos próximos dias. Esses delegados vão para o interior do Estado; outros delegados, que têm o perfil, vão ocupar as delegacias no interior”, destacou o delegado Luccy Keiko.

O Draco deve ter um órgão central, atuando próximo da inteligência, com objetivo de fazer contato próximo com as delegacias de Teresina. “Objetivo principal é evitar mortes e outros crimes violentos, como assalto e tráfico, crimes que são carro chefe do segmento de facções”, destacou Luccy Keiko.

Já o núcleo que cuidará do roubo de celulares terá como missão orientar o cidadão a como proceder em caso de roubo ou furto de aparelhos telefônicos. Agentes irão orientar a vítima a como bloquear contas, recuperar fotos, encontrar o imei do celular. Tudo para, segundo o delegado-geral, evitar danos maiores.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook