Seduc divulga resultado da Prova Saepi 2023

25/01/2024 14h36


Fonte Governo do Piauí

O resultado da prova do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) já está disponível para consulta, a partir desta quinta-feira (25), pela plataforma Caed, que é destinada para o acesso de gestores, coordenadores e professores do estado do Piauí.

A avaliação contemplou 198.646 estudantes regularmente matriculados nas redes públicas municipais e estadual piauiense. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), realizou a avaliação, de forma censitária, em 2023.

Como funciona a avaliação Saepi

O Saepi permite diagnosticar o desempenho dos estudantes dos 224 municípios piauienses com o propósito de auxiliar a implementação, a reformulação e o monitoramento de políticas educacionais que contribuam para a melhoria da qualidade da educação no estado.

As provas do Saepi envolvem os conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, a partir da aplicação dos testes cognitivos que permitem apresentar a proficiência obtida pelos alunos.

Todos os alunos, professores e diretores ainda responderam a um questionário contextual e socioeconômico como forma de identificar fatores associados à aprendizagem do alunado e para que a Seduc tenha uma visão mais detalhada da realidade educacional do estado.

A avaliação do Saepi tem papel fundamental na execução do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) e na aplicação do ICMS Educação, instituído pela Lei nº. 7429/2020.

Acesse aqui a plataforma

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews