Secult abre inscrições para seleção e produção de filmes piauienses

15/09/2017 13h14


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarSecult abre inscrições para seleção e produção de filmes piauienses.(Imagem:Cidadeverde.com)

A Secretaria Estadual de Cultura - SECULT lançou edital de seleção de 20 projetos audiovisuais no Piauí. Ao todo serão investidos R$ 6 milhões, através de apoio cultural e financeiro para produção de curtas, longas metragens e obras seriadas. As inscrições devem ser feitas de 15 de setembro a 30 de outubro na sede da Secult ou pelo envio da documentação através dos correios.

O edital visa apoiar projetos independentes de obras audiovisuais, com relevância artística e cultural através de conceito, conteúdo e capacidade de preencher lacunas sociais, culturais e históricas. Os filmes devem ser inéditos e serão aceitos projetos dos gêneros de ficção, animação e documentário.

A documentação necessária consiste na ficha de inscrição devidamente preenchida, declaração de compromisso, currículo do diretor, dossiê com clipping, planilha de custos e roteiro cinematográfico. Todos os proponentes devem enviar os arquivos em 4 cópias de CD ou DVD não regraváveis (CD-R ou DVD-R) via Correios, destinado à Secretaria de Estado de Cultura (Secult) ou protocolar pessoalmente na sede do órgão.

Os recursos são oriundos do Governo Federal, através do Fundo Setorial do Audiovisual, da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do Tesouro Estadual, através do Programa de Trabalho – Democratização e Difusão das Artes Criativas e da Cultura Piauiense. Serão selecionados 20 projetos de filmes para financiamento.

A seleção será feita por uma comissão julgadora formada por três membros, com notório conhecimento na área. Será analisada a relevância dos temas propostos, além da técnica e compatibilidade entre o orçamento e o roteiro da obra escrita.

Os proponentes podem ser pessoas jurídicas com empresas sediadas há pelo menos 2 anos no estado do Piauí ou pessoas físicas, com no mínimo 18 anos, que podem se inscrever e ser contempladas com até dois projetos.

Oficina

Uma oficina de capacitação será ministrada no dia 27 de setembro, no Teatro Torquato Neto/Club os Diários, para auxiliar na elaboração dos projetos e entendimento do edital. As inscrições para a oficina serão feitas pelo email audiovisual.secultpi@gmail.com. O cineasta Pola Ribeiro e a assessora da Secretaria de Políticas de Financiamento, da Agência Nacional do Cinema – ANCINE, Maria Cláudia Cabral serão os ministrantes.

Edital completo no site http://www.cultura.pi.gov.br