Secretário de Saúde do Piauí anuncia projeto para descentralização de atendimento com telemedicina

05/01/2023 14h17


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarSecretário de Saúde do Piauí anuncia projeto para descentralização de atendimento com telemedicina(Imagem:Divulgação)Secretário de Saúde do Piauí anuncia projeto para descentralização de atendimento com telemedicina

O novo secretário de Saúde do Piauí, Antônio Luiz, anunciou, nesta quinta-feira (5), um projeto para descentralização de atendimentos no estado. Segundo o gestor, a população que mora no interior poderá realizar exames na cidade ou região em que reside e, depois, passar por avaliação remota com especialistas, para que não tenham que viajar até Teresina em busca de atendimento especializado.

O secretário informou que o plano é implantar um piloto do projeto ainda nos primeiros 100 dias de governo. "Estamos trabalhando nos termos de referência para licitar, para que tenha uma empresa com tecnologia avançada para vir ao Piauí para testar o modelo e depois ampliar para todos os territórios do estado", disse.

Antônio Luiz afirmou que a proposta é que algum profissional de saúde na cidade ou região em que o paciente reside também participe do atendimento, contando com o auxílio remoto do profissional da especialidade que o paciente necessite.

"O especialista vai olhar exames, dar o diagnóstico e tratamento para alguma doença que for detectada", explicou.

Em entrevista à TV Clube, o gestor comentou também sobre a queda nos casos de Covid-19 no Piauí, além de ter citado algumas das metas da gestão para a rede estadual de saúde ao longo dos quatro anos de governo. Assista abaixo:

Tópicos: projeto, piau?, sa?de