Secretário de Saúde diz que hospitais estão preparados após aumento de casos gripais no Piauí

30/12/2021 11h07


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV ClubeFlorentino Neto, secretário de saúde do Piauí.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Florentino Neto, secretário de saúde do Piauí.

O secretário estadual de Saúde do Piauí, Florentino Neto, afirmou, nesta quinta-feira (30), que a população precisa manter as mesmas medidas sanitárias contra a Covid-19 para evitar a contaminação da nova cepa da gripe, o vírus H3N2, que tem provocado surtos epidêmicos em vários estados brasileiros e já registrou mortes em estados como a Bahia e Sergipe.

O gestor disse que o estado está preparado para atender o aumento de casos gripais. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que identificou 15 casos de síndrome gripal com resultado para Influenza A, sendo 10 casos (67%) do subtipo H3N2, quatro casos do Vírus Sincicial Respiratório-VSR (27%) e um caso de Rinovírus (0,6%).

Nos últimos dias os atendimentos de síndrome gripal tiveram um aumento de 400% em Teresina. O secretário explicou que a circulação do vírus gera preocupação.

“Identificamos 10 casos de H3N2, sendo que 9 são do Piauí e um da cidade de Timon, no Maranhão. Isso nos preocupa, pois temos esse vírus circulando no estado. Sabemos que tem outros estados com lotação e em enfermarias exatamente por causa da gripe. No Piauí, controlamos mais, porque com apoio dos municípios e sensibilidade da população conseguimos uma vacinação de 80% da nossa meta”, afirmou Florentino Neto à TV Clube.

O secretário disse que os hospitais estão preparados para atender a demanda. “Naturalmente nesse final de ano e devido à mudança climática, nós já nos preparamos com um plano de contingência, então todos os hospitais regionais estão preparados, com estrutura que temos para atendimento em separados dos casos de Covid-19, e temos os nossos setores de urgência e emergência preparados para pessoas com sintomas gripais”, destacou.

Ele explicou que já solicitou ao Ministério da Saúde mais vacinas contra a gripe. “Pedimos aos municípios e a população em geral, muito cuidados com as medidas preventivas. Aquelas medidas de prevenção com a Covid-19, são as mesmas contra a gripe, e é importante manter distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos, como tem sido feito”, destacou.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que a partir de segunda-feira (3) abrirá Centros de Testagem Covid (CTC) em quatro zonas de Teresina devido a procura por aumento de testes de Covid e de casos com síndrome gripal.

“O nosso Lacen está fazendo tanto a testagem da Covid-19 e do painel virial, porque se não for Covid, identifica qual é o vírus, então todo um trabalho está sendo executado para ser feito um diagnóstico preciso”, destacou.

Vacinação de crianças


O secretário de Saúde, afirmou que o estado já está preparado para receber as vacinas destinadas ao público infantil, e que já foi realizada a aquisição de seringas e materiais específicos para as crianças.

“O Piauí foi o segundo estado a solicitar a vacinação das crianças de 5 a 11 anos, porque a agência regulamentadora americana já autorizava, a Pfizer já tinha todo o dimensionamento do frasco adequado para as crianças e isso já estava autorizado nos Estados Unidos, então nós fizemos a solicitação. Como a Anvisa autorizou a uns 20 dias, estamos esperando o Ministério nos enviar. Deram uma previsão para o Ministério receber a vacina a partir de 10 de janeiro”, explicou.

Incêndio em almoxarifado

Um incêndio de grandes proporções destruiu o almoxarifado do hospital regional de Campo Maior na manhã de quarta-feira (29). Segundo o secretário um curto circuito teria causado o incêndio, e a polícia vai investigar o caso.

“O incêndio foi causado por um curto circuito no almoxarifado, que ficava em um prédio a 5 metros do prédio central. Tivemos perda total e ontem já me reunir com a equipe de abastecimento, e às 17h abastecemos por completo o hospital, mas o almoxarifado e as farmácias setoriais já estavam abastecidos então não teve nenhum problema no funcionamento do hospital”,
explicou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: casos, estado, covid