Secretaria do Piauí monitora nova cepa da gripe que provoca surto em outros estados do país

18/12/2021 11h26


Fonte G1 PI

Imagem: Paulo CarneiroAtendimento em uma das tendas montadas pela Secretaria Estadual de Saúde(Imagem:Paulo Carneiro)Atendimento em uma das tendas montadas pela Secretaria Estadual de Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) está monitorando o aumento dos casos de gripes nos outros estados brasileiros. Até o momento, os indicadores não apontam aumento da gripe Influenza entre os piauienses, afirma o órgão.

Em todo país, um levantamento do g1 indicou que os casos de síndrome gripal estão em alta em pelo menos 9 estados. O aumento começou em meados de novembro e foram se multiplicando, a cidade do Rio foi a primeira a declarar a epidemia. Belém (PA), Porto Velho (RO) e Salvador (BA) confirmaram surto de gripe. No Espírito Santo, o estado diz que há "indicadores para epidemia de Influenza". Em São Paulo, Minas Gerais, Amazonas e Pernambuco, as autoridades estão em alerta por causa do aumento dos casos.

O Superintendente de Atenção Básica a Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, afirma que a secretaria está vigilante.

“Nos últimos dias nós observamos um aumento dos casos de Influenza nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia. O estado do Piauí vem monitorando a sua situação e até o presente momento não apresenta um aumento dos casos ou até mesmo a identificação da variante percebida nos outros estados”, destaca o superintendente.

Vacinação contra gripe

De acordo com Sesapi, o Piauí está em quarto lugar em relação à cobertura vacinal contra a Influenza em 2021. Segundo dados do LocalizaSUS, o estado está com 79,4% da população imunizada contra a Influenza, atrás apenas dos estados do Maranhão (81,7%); Alagoas (82,9%) e Amapá (93%).

O Secretário de estado da saúde, Florentino Neto destacou que a participação da população piauiense em campanhas de vacinação sempre é muito positiva e reitera a importância de buscar os imunizantes.

“As vacinas vêm até o estado e nós disponibilizamos para a população para que ela possa se proteger. Atingimos uma cobertura de 79,4% na campanha de vacinação contra a Influenza esse ano e queremos atingir números maiores”, afirma.

Ele também destaca que as medidas e cuidados higiênico- sanitárias que a população tem tomado para se proteger contra a Covid-19 também protegem contra outros vírus como o da Influenza. “Reforçar esses cuidados nos ajudam tanto a controlar a Covid como outras doenças virais”, diz o gestor.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook