Secretaria do Piauà monitora nova cepa da gripe que provoca surto em outros estados do paÃs
18/12/2021 11h26Fonte G1 PI
Imagem: Paulo Carneiro
Atendimento em uma das tendas montadas pela Secretaria Estadual de Saúde
Atendimento em uma das tendas montadas pela Secretaria Estadual de SaúdeA Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) está monitorando o aumento dos casos de gripes nos outros estados brasileiros. Até o momento, os indicadores não apontam aumento da gripe Influenza entre os piauienses, afirma o órgão.
Em todo país, um levantamento do g1 indicou que os casos de síndrome gripal estão em alta em pelo menos 9 estados. O aumento começou em meados de novembro e foram se multiplicando, a cidade do Rio foi a primeira a declarar a epidemia. Belém (PA), Porto Velho (RO) e Salvador (BA) confirmaram surto de gripe. No Espírito Santo, o estado diz que há "indicadores para epidemia de Influenza". Em São Paulo, Minas Gerais, Amazonas e Pernambuco, as autoridades estão em alerta por causa do aumento dos casos.
O Superintendente de Atenção Básica a Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, afirma que a secretaria está vigilante.
“Nos últimos dias nós observamos um aumento dos casos de Influenza nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia. O estado do Piauí vem monitorando a sua situação e até o presente momento não apresenta um aumento dos casos ou até mesmo a identificação da variante percebida nos outros estados”, destaca o superintendente.
Vacinação contra gripe
De acordo com Sesapi, o Piauí está em quarto lugar em relação à cobertura vacinal contra a Influenza em 2021. Segundo dados do LocalizaSUS, o estado está com 79,4% da população imunizada contra a Influenza, atrás apenas dos estados do Maranhão (81,7%); Alagoas (82,9%) e Amapá (93%).
O Secretário de estado da saúde, Florentino Neto destacou que a participação da população piauiense em campanhas de vacinação sempre é muito positiva e reitera a importância de buscar os imunizantes.
“As vacinas vêm até o estado e nós disponibilizamos para a população para que ela possa se proteger. Atingimos uma cobertura de 79,4% na campanha de vacinação contra a Influenza esse ano e queremos atingir números maiores”, afirma.
Ele também destaca que as medidas e cuidados higiênico- sanitárias que a população tem tomado para se proteger contra a Covid-19 também protegem contra outros vírus como o da Influenza. “Reforçar esses cuidados nos ajudam tanto a controlar a Covid como outras doenças virais”, diz o gestor.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui












