Secretaria de Saúde do Piauí deve decidir sobre liberação do uso de máscaras na próxima semana

04/03/2022 13h27


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV ClubeFlorentino Neto, secretário de saúde do Piauí.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Florentino Neto, secretário de saúde do Piauí.

O secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, disse, nesta sexta-feira (4), que o Comitê de Operações Emergenciais (COE) deve decidir sobre a obrigatoriedade ou não do uso de máscaras na próxima semana. Em entrevista à Rede Clube, o gestor informou que ainda não foi possível deliberar sobre o tema porque o COE ainda não tem a conclusão de dados epidemiológicos necessária.

Em fevereiro, o governador Wellington Dias estudava a possibilidade dessa medida, ao considerar que o Piauí estava, até então, na segunda colocação de estados que mais vacinou com primeira e segunda dose e em terceiro na posição com dose de reforço.

Segundo o governador, seria verificada a continuidade de queda no nível de transmissibilidade do coronavírus, adoecimento e mortes após o período de carnaval.

“Não significa que a pessoa não deva usar máscara, mas deixa de ter as punições. Ela passa a ser de acordo com a vontade da pessoa, ai teremos um sinal de redução do risco”,
ponderou Wellington Dias.

Casos de SRAG

O Piauí apresentou indicativo de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de acordo com o Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado no dia 23 de fevereiro. O estado estava contra a tendência nacional de queda.

A projeção tinha como base a semana epidemiológica de 13 a 19 de fevereiro, com informações inseridas no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 21 do mês passado.

Apenas o Piauí e o Acre apresentaram, nesse levantamento, sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a semana 07. Na atualização, Teresina se destacou entre as capitais com essa projeção negativa, ao lado de Boa Vista (RR) e Cuiabá (MT).

Covid

O Piauí registrou 242 casos confirmados e sete óbitos por Covid-19, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), nessa quinta-feira (3). Os casos confirmados no estado somam 365.598 em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam 7.675 casos, sendo registrados nos 224 municípios.

Uso obrigatório de máscaras

O Governo do Piauí exige o uso de máscaras de proteção facial por toda população em todos os espaços desde o dia 22 de abril de 2020. A medida foi imposta por meio de decreto estadual assinado como medida de enfrentamento ao novo coronavírus.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, semana, medida