Secretaria de Saúde controla surto de malária em Joca Marques

13/06/2019 14h34


Fonte Ascom Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde controlou os casos de malária que foram notificados na cidade de Joca Marques, região Norte do Piauí. Dos 40 casos suspeitos, seis foram confirmados.

“No momento em que fomos alertados sobre esses casos de malária, determinamos o envio de uma força-tarefa para o município, para orientar a população e tratar aqueles que haviam se contaminado”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
Imagem: Ascom SesapiFlorentino Neto(Imagem:Ascom Sesapi)Florentino Neto

Além da equipe multiprofissional a Sesapi também disponibilizou o carro fumacê, para dedetizar o município. “Numa segunda etapa vamos está utilizando uma dedetização intradomiciliar, e com isso vamos imunizar a região”, lembra Alderico Tavares, superintendente de Assistência a Saúde da Sesapi.

De acordo com o superintendente, um dos casos foi diagnosticado em um trabalhador que havia viajado par ao estado do Pará. “Sabemos que em algumas localidades daquela região há uma endemia dessa doença, E essa pessoa viajou para lá a trabalho”,  lembra o superintende.

Desde a intervenção da Secretaria de Estado da Saúde, que começou há uma semana, a cidade de Joca Marques não apresentou mais nenhum caso de malária. “Registramos 40 casos suspeitos e desses apenas seis foram confirmados. Podemos confirmar que está contido o surto na região”, disse o superintende.

A malária é causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do Anopheles. Por isso, a principal forma de transmissão é a picada do mosquito. É importante dizer que a doença não é contagiosa e uma pessoa doente não é capaz de transmitir a malária diretamente para outra.

Quem apresentar os sintomas - que são febre alta, dor de cabeça, tremedeira e calafrios - devem procurar uma unidade de saúde. A malária tem tratamento gratuito ofertado em toda rede de saúde. Em caso de confirmação, o paciente deve seguir de forma correta o uso do medicamento para que não piore da doença.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: casos, estado, malária