Secretaria das Mulheres lançará Campanha de Carnaval 2024, dia 2 de fevereiro

20/01/2024 08h38


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoA campanha deste ano tem como foco o combate à misoginia e a importunação sexual.(Imagem:Divulgação)A campanha deste ano tem como foco o combate à misoginia e a importunação sexual.

A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi) lançará, no dia 2 de fevereiro, a Campanha de Carnaval 2024 “Ei, mermã, só se eu quiser… #Não é não!”. Pautada na Lei da Importunação Sexual e na ideologia do “Piauí sem Misoginia”, a ação será oficialmente inaugurada em um cortejo, partindo da Secretaria de Cultura (Secult) em direção ao Palácio de Karnak, às 8h. O evento contará com a participação de uma charanga e importantes parceiros institucionais.

A campanha deste ano focará no combater à misoginia, importunação sexual, o ódio e todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres.

No dia 3 de fevereiro, as atividades serão realizadas durante o Corso do Zé Pereira de Teresina, a partir das 15h, com um caminhão de conscientização percorrendo diversos pontos estratégicos da cidade. O cronograma ao longo do mês, inclui blitz educativa em diversos pontos da cidade, como na rotatória da Avenida Nossa Senhora de Fátima, na zona leste, bem como ações em praças e blocos tradicionais, como o Capote da Madrugada, Pinto na Morada, Vaca Atolada, Paçoca, Barão de Itararé, e Orelha de Van Gogh. A abrangência da campanha se estenderá ainda a vários municípios piauienses, como Parnaíba e Piripiri.

A diretora de Enfrentamento à Violência da Sempi, Ana Cleide, destaca a importância da iniciativa que levará às ruas uma mensagem de enfrentamento à violência contra mulheres. A gestora alerta para questões, como a manipulação psicológica, muitas vezes silenciosa, que impede as mulheres de pedirem ajuda ou reconhecerem sua situação de violência.

Já a gerente de Articulação e Interiorização de Ações de Gênero, Adriana Ribeiro, pontua a parceria com a Fundação Monsenhor Chaves para a disponibilização de uma charanga e um caminhão durante o cortejo e o Corso. De acordo com ela, a programação inclui adesivação de faixas, distribuição de materiais informativos e ações de conscientização coordenadas com órgãos como a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

A equipe da Sempi estará presente no Centro de Operações Integradas da SSP, em Teresina, com a distribuição de tatuagens removíveis, pulseiras e outros suportes.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: secretaria, campanha, sempi