Secretaria das Mulheres comemora alcance das ações de conscientização do Carnaval Massa

15/02/2024 12h21


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoForam distribuídos materiais socioeducativos de prevenção à violência contra a mulher, transformando o período festivo em um espaço de diálogo e conscientização.(Imagem:Divulgação)Foram distribuídos materiais socioeducativos de prevenção à violência contra a mulher, transformando o período festivo em um espaço de diálogo e conscientização.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Mulheres (Sempi), comemora o alcance das ações realizadas em todo o Piauí com o Carnaval Massa: "só se eu quiser... #nãoénão". Foram distribuídos materiais socioeducativos de prevenção à violência contra a mulher, transformando o período festivo em um espaço de diálogo e conscientização.

As equipes percorreram blocos de Teresina e em municípios como Floriano, Dom Inocêncio, Ipiranga, Monsenhor Gil, São João do Piauí, São João do Arraial, Água Branca e no litoral piauiense.

Em Monsenhor Gil, o trabalho de conscientização foi realizado durante o campeonato de futebol que ocorreu no Carnaval, proporcionando mais oportunidades às mulheres do município. Além disso, foram realizadas atividades lúdicas com as crianças, incluindo maquiagem.

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do município, Elissandra Assunção, destacou a relevância das ações para o esporte feminino local. "Encerramos o Carnaval com alegria, respeito e diversão, e as mulheres do futebol entraram na Arena Balneário empoderadas, reafirmando o lema: Não é não, só eu quiser", destaca a gestora.

Em Floriano, para combater a importunação sexual, a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) foi além da distribuição de materiais informativos, como leques e pulseiras com QR Code. Realizaram abordagens educativas de saúde e trânsito durante o arrastão e atividades no semáforo da Av. Getúlio Vargas, conscientizando sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), distribuindo preservativos e realizando exames.

O Carnaval de São João do Arraial contou com uma abordagem interativa nas ruas, com material carnavalesco e aceitação significativa das mulheres em relação às orientações de prevenção de violência. Em Ipiranga do Piauí, a Organização Popular de Mulheres (OPM) promoveu blitz educativa e entregou materiais no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Já em Angical, a Secretaria de Assistência Social, por meio da equipe Creas, realizou uma blitz educativa com orientação e conscientização nas repartições públicas e nos comércios locais, explicando as diretrizes do protocolo "Ei mermã, não se cale". Materiais com informações e telefones úteis foram distribuídos para atendimento às vítimas de importunação sexual.

O Bloco "Não é Não" em São João do Piauí desfilou pelas ruas, conscientizando a sociedade sobre importunação e assédio sexual.

Em Dom Inocêncio, alunos da Escolinha Ailton Gomes de Silva receberam orientações e material informativo sobre a violência contra as mulheres e a rede de atendimento.

A rede de atendimento da Sempi, especialmente divulgada durante o Carnaval, com o Protocolo "Ei, mermã, não se cale", permanece ativa 24 horas por dia, atendendo durante todo o ano pelo telefone 0800 000 1673. “O Carnaval se tornou mais do que uma festa; foi um espaço para fortalecer a conscientização e o empoderamento feminino”, finalizou a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: mulheres, carnaval, sempi