Secretaria da Justiça inicia curso para policiais penais e anuncia quatro novas unidades prisionais

01/12/2025 16h20


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria da Justiça do Piauí, por meio da Academia de Polícia Penal, iniciou, nesta segunda-feira (1º), a segunda turma do curso de formação da Polícia Penal. A aula inaugural foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI). Durante o evento, o secretário de Justiça, Carlos Augusto, anunciou que o estado deve inaugurar quatro novas unidades prisionais em 2026.

Com 214 alunos matriculados, o curso terá duração de cinco meses, com aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas ocorrerão no prédio do antigo Instituto Antonino Freire, na zona norte de Teresina. As atividades práticas serão realizadas nas unidades penais da região metropolitana da capital.
Imagem: Ascom SejusCom 214 alunos matriculados, o curso terá duração de cinco meses, com aulas teóricas e práticas.(Imagem:Ascom Sejus)Com 214 alunos matriculados, o curso terá duração de cinco meses, com aulas teóricas e práticas.

A aluna Estefany Carvalho, natural de Pernambuco, destacou a relevância do curso e a excelente reputação da Polícia Penal do Piauí. “Este é um momento único em nossas vidas. Não é todo dia que se conquista a aprovação em um concurso público de nível superior para uma instituição tão respeitada e valorizada como a Polícia Penal do Piauí, que reconhece e prioriza a segurança pública”, afirmou a aluna.

A previsão é que o curso seja concluído em abril de 2026, com nomeação imediata dos aprovados, segundo o secretário de Justiça, Carlos Augusto. Ele destacou os avanços conquistados pela Sejus e pela Polícia Penal, agradecendo o apoio do governador Rafael Fonteles. “Sejam muito bem-vindos à Polícia Penal. Podem ter a certeza de que serão nomeados ao término do curso, pois nosso governador mantém uma agenda firme em defesa da sociedade no estado do Piauí”, ressaltou o secretário.
Imagem: Ascom SejusSecretário da Justiça, coronel Carlos Augusto.(Imagem:Ascom Sejus)Secretário da Justiça, coronel Carlos Augusto.

Novas unidades prisionais em 2026

O secretário de Justiça do Piauí, Carlos Augusto, informou que o estado deve inaugurar quatro novas unidades prisionais em 2026. Entre elas está a nova Cadeia Pública de Altos, que será a maior já construída no Piauí, com 1.193 vagas.

“Nós vamos inaugurar no próximo ano a nova CPA em Altos, com 1.193 vagas, a maior já construída no estado do Piauí; duas CDPs, cadeias de presos provisórios, uma em Altos e outra em Picos, e uma penitenciária feminina de Picos. São quatro unidades novas. Vamos inaugurar três até março e a maior, certamente até dezembro de 2026”, finalizou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook