Seca extrema atinge mais de 100 cidades do PiauÃ, aponta monitor
28/10/2025 10h49Fonte G1 PI
Imagem: Reprodução
Quase metade do estado do Piauí está em alerta por causa da seca.
Quase metade do estado do Piauí está em alerta por causa da seca.Mais de 100 municípios do Piauí enfrentaram seca extrema em setembro, segundo o boletim do Monitor de Secas. O relatório aponta que 116 cidades foram classificadas no nível S3, o mais severo registrado no mês.
A seca extrema (S3) causa grandes perdas na agricultura e na pecuária, além de falta de água em várias regiões e restrições de uso para a população. Essa é uma das categorias mais graves do sistema, que vai de S0 (seca fraca) a S4 (seca excepcional). O nível S4 não foi registrado neste boletim.
Outros 102 municípios enfrentaram seca grave (S2), com perdas agrícolas prováveis e falta de água recorrente. A seca moderada (S1) foi registrada em 54 cidades, com danos a plantações e pastagens, reservatórios em níveis baixos e restrições voluntárias no uso da água.
A seca fraca (S0), mais leve, foi identificada em 8 municípios. Os impactos são sentidos principalmente na zona rural, com períodos curtos de estiagem que afetam o plantio e o crescimento das lavouras. As pastagens apresentam recuperação parcial após longos períodos de seca.
Um mesmo município pode aparecer em mais de uma categoria, conforme a intensidade da seca em cada região. As secas fraca e moderada (S0 e S1) são mais comuns e ocorrem com frequência. Já os níveis mais intensos (S2, S3 e S4) são raros e costumam acontecer em intervalos superiores a 10 anos.
O levantamento reforça o alerta para o Piauí, que vive um dos períodos mais secos dos últimos anos. A estiagem afeta diretamente a produção agrícola, o abastecimento de água e a economia do estado.










