Sasc informa recaptura de adolescentes que fugiram durante rebelião no CEM; 45 fugiram

15/04/2021 14h45


Fonte G1 PI

A Sasc informou nessa quinta-feira (15) que ao todo 45 adolescentes fugiram do Centro Educacional Masculino, localizado no bairro Itaperu, na Zona Norte de Teresina, na terça-feira (14) durante a rebelião que aconteceu nesta quarta-feira (14). Até o momento, sete deles foram recapturados.

A rebelião começou durante a madrugada de terça-feira (13). O grupo de gerenciamento de crises da Polícia Militar conseguiu pôr fim à revolta 7 horas depois do início, às 8h da manhã de quarta (14).

Durante a rebelião, segundo o gerente pedagógico da Sasc, Wellington Rodrigues, 45 jovens conseguiram fugir da unidade. Até o momento 7 foram recapturados. 38 adolescentes continuam sendo procurados.
Imagem: Divulgação/AscomFuga de menores no CEM em Teresina.(Imagem:Divulgação/Ascom)Fuga de menores no CEM em Teresina.

“Os próprios jovens se articularam durante a noite, começaram um princípio [de motim] e o coordenador interveio no primeiro momento, tomou as primeiras ações. Mas, em sequência, eles começaram a quebrar o local e gerou todo esse tumulto”, informou Wellington Rodrigues, gerente pedagógico da Sasc.

Segundo o gerente pedagógico, a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal estão dando apoio para recapturar os adolescentes. “Quero agradecer ao apoio que a polícia militar e da guarda municipal. O nosso sistema socioeducativo do Piauí não tem uma estrutura para a recaptura, então a gente passa as informações para os grupos especializados”, explicou.

Wellington Rodrigues disse ainda que não a gerência pedagógica não recebeu nenhuma reclamação por parte dos menores, que justificasse a rebelião. Ele pontuou que mesmo com a pandemia do novo coronavírus, as visitas estavam sendo realizadas de forma parcial.

“Não tinha nenhuma reclamação. Recentemente teve a visita do Ministério Público e do Judiciário, que acontece bimestralmente, onde eles adentram nas unidades, em todas as alas, e ouvem os menores”, destacou.

Local ficou destruído
Imagem: Divulgação/AscomCEM após rebelião em Teresina.(Imagem: Divulgação/Ascom)CEM após rebelião em Teresina.

Durante a rebelião, os menores queimaram colchões, destruíram paredes e danificaram equipamentos do local. Apenas uma ala ficou adequada para receber os adolescentes. 62 tiveram que ser transferidos para outras unidades, enquanto 32 permanecem no local. Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados.

“O secretário já determinou ao setor de engenharia para fazer um levantamento de todo o estrago que ficou. Terminamos a pouco tempo a reforma da rebelião anterior, e aconteceu essa agora. Praticamente ficamos apenas com uma ala para ser utilizada. Tivemos que distribuir os 62 que ficaram nas outras três unidades da capital", informou.
Imagem: Divulgação/AscomCEM ficou destruído após rebelião em Teresina.(Imagem:Divulgação/Ascom)CEM ficou destruído após rebelião em Teresina.

A rebelião

Adolescentes do Centro Educacional Masculino, localizado no bairro Itaperu, Zona Norte de Teresina, iniciaram uma rebelião na madrugada de terça-feira (14).

De acordo com o capitão Tanack Hitler, do Batalhão das Rondas Ostensivas de Natureza Especial, os jovens iniciaram a rebelião por volta de 1h da madrugada e destruíram diversas alas da unidade, além de terem ateado fogo em colchões.

O grupo de gerenciamento de crises da Polícia Militar chegou local por volta das 8h para tentar resolver a situação sem o uso da força. Cerca de meia hora depois, a situação havia sido controlada. Nenhum jovem ficou ferido.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: adolescentes, sasc, rebeli?o