Santa Cruz dos Milagres volta a receber grupos de romeiros após dois anos de pandemia

17/04/2022 08h01


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoSanta Cruz dos Milagres volta a receber grupos de romeiros após dois anos de pandemia(Imagem:Reprodução)Santa Cruz dos Milagres volta a receber grupos de romeiros após dois anos de pandemia

O município de Santa Cruz dos Milagres, a 181 km de Teresina, voltou a receber romeiros após cerca de dois anos sem grandes visitações, devido à pandemia da Covid-19. O Piauí de Riquezas deste sábado (16) foi até a cidade para mostrar os preparativos para o retorno dos fiéis.

A cidade tem a terceira maior romaria do Nordeste, unindo de 10 a 50 mil romeiros anualmente, em datas importantes do calendário católico.

"Fizemos uma programação no santuário, onde os romeiros podem se aproximar sem medo. Normalmente, temos capacidade para cinco mil pessoas, mas, diante do critário sanitário, é para 1.500. Por isso, aumentamos o número de missas", afirmou o padre Diego Santos.

Santa Cruz dos Milagres abriga o maior santuário católico do estado, construído em 2016. O local é parada obrigatória dos romeiros.

A costureira Sebastiana Maria visitou a cidade com um grupo de romeiros que saiu de Elesbão Veloso. "Senti um momento difícil quando dois filhos meus que estiveram entre a vida e a morte, e pedi à Santa Cruz para socorrê-los", contou.

"Recebi essa benção, essa graça, muito importante em minha vida. E hoje eu não canso de agradecer", completou Sebastiana.

O aposentado Manoel Rodrigues, de Jardim do Mulato, levou os netos, que moram em São Paulo, para pagar uma promessa no local. "Rodei a igreja três vezes de joelho, entrei e fui até os pés da santa", relatou.

A estudante Maria Graziela, neta de Manoel, contou que viajou três dias de carro para chegar à Santa Cruz dos Milagres. "Para eu poder agradecer, porque já fiz várias promessas aqui e todas foram atendidas", disse.

Na cidade, há ainda uma peregrinação até o olho dágua, considerada uma fonte milagrosa, porque a água do local não passa por tratamento e continua cristalina e perene.

"Nós acreditamos. É verdade. Eu creio. É por isso que estamos aqui. Costumamos tomar banho, banhamos as crianças, às vezes, só molhamos a cabeça. Até mesmo nos períodos mais quentes, mais secos do Piauí, essa fonte não seca", afirmou o professor Silvestre Macêdo.

Santa Cruz dos Milagres tem também uma escadaria, com 133 degraus, que dá acesso à Igreja Matriz. No local, muitos fiéis sobem de joelhos, cumprindo promessas.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: santa, romeiros, milagres