Saiba como vai funcionar o Sistema de Ensino da PolÃcia Militar do Piauà sancionado pelo governador
23/05/2023 13h28Fonte G1 PI
Imagem: ASCOM PMPI/ Carvalho Photos
Imagens aéreas de alunos do Curso de Formação de Soldados Polícia Militar do Piauí 2022.
Imagens aéreas de alunos do Curso de Formação de Soldados Polícia Militar do Piauí 2022.O Sistema de Ensino da Polícia Militar do Piauí (SEPMPI) foi sancionado pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles, por meio da Lei Nº 8.047. O sistema tem objetivo de qualificar os integrantes da polícia a partir de conhecimentos científicos, tecnológicos, humanísticos e nas demais áreas do saber, considerados indispensáveis à formação e capacitação dos policiais militares.
A proposta havia sido elaborada pelo Governo do Estado e encaminhada para a Assembleia Legislativa do Piauí, onde foi aprovada.
"O sistema é fundamentado no respeito à vida e à dignidade da pessoa humana, na garantia de direitos e liberdades fundamentais e em preceitos ético-profissionais. Ademais, atenta para a defesa do estado democrático de direito, da ordem pública e paz social", explica a Lei.
A Polícia Militar do Estado do Piauí promoverá cursos, programas, palestras, seminários, encontros técnicos e científicos, de acordo com suas necessidades, objetivando o aperfeiçoamento profissional, o intercâmbio cultural e a integração social e comunitária de seus profissionais. Além disso, irá incentivar a produção técnico-científica da corporação.
Imagem: Polícia Militar do Piauí
Policiais do BPRE e CIPTran reforçam monitoramento da divisa entre Ceará e Piauí para combater disseminação do coronavírus.
Policiais do BPRE e CIPTran reforçam monitoramento da divisa entre Ceará e Piauí para combater disseminação do coronavírus.Confira os seguintes níveis de ensino do SEPMPI: superior profissional; profissional e técnica, conforme as áreas de concentração dos estudos e das funções atribuídas aos policiais militares; além da educação básica ofertada exclusivamente por meio do Colégio da Polícia Militar do Piauí.
As modalidades oferecidas são:
- Tecnólogo: curso de Formação de Praças PM (CFP PM);
- de graduação e pós-graduação lato sensu – Curso de Formação de Oficiais PM (CFO PM);
- de pós-graduação lato sensu – Curso de Habilitação a Oficial PM (CHO PM) e outras especializações de interesse da Corporação;
- de pós-graduação stricto sensu – Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais PM (CAO PM), Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp) e Curso Superior de Polícia (CSP PM) e outras especializações de interesse da Corporação, bem como de extensão.
Progressão de carreira
Para progressão na carreira, será necessário o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, Curso de Habilitação de Oficiais, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais ou Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública e Curso Superior de Polícia, a depender do posto almejado.
Público alvo
Os cursos, estágios e as atividades de educação desenvolvidos pelo Sistema de Ensino da Polícia Militar, dependendo de sua natureza e da conveniência da Polícia Militar, poderão ser frequentados por policiais militares e do Corpo de Bombeiros Militares, nacionais ou estrangeiros, por militares das Forças Armadas, brasileiras ou de outros países, desde que atendidos os requisitos da lei e de seu regulamento.
Diplomas
Os diplomas e os certificados de conclusão dos cursos, programas, seminários, encontros técnicos e científicos realizados serão expedidos pelo Centro de Educação, Formação e Aperfeiçoamento Profissional, e assinados pelo diretor do Centro, diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa e pelo comandante-geral.
Os recursos financeiros para as atividades de ensino da Polícia Militar do Estado do Piauí são orçamentários e extraorçamentários, sendo estes obtidos mediante contribuições, convênios, subvenções, doações, indenizações e outros meios.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook












