Saiba como tirar o título de eleitor no Piauí para votar nas eleições de 2022

28/03/2022 12h53


Fonte G1 PI

Imagem: TRE/DivulgaçãoServiços relacionados ao título de eleitor poderão ser feitos pela internet.(Imagem:TRE/Divulgação)Serviços relacionados ao título de eleitor poderão ser feitos pela internet.

É jovem de 15 a 17 anos e não sabe como fazer emitir o título de eleitor no Piauí? O g1 ensina como solicitar a primeira via do documento. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o atendimento para eleitores das capitais e do interior é feito preferencialmente pelo sistema Título Net.

Brasileiros a partir dos 15 anos têm até o dia 4 de maio para emitir o título de eleitor. O adolescente de 15 anos precisa ter completado 16 anos na data da votação. No país, para jovens de 16 e 17 anos, o voto é opcional e obrigatório a partir dos 18 anos. O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 2 de outubro de 2022.

A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91) determina o fechamento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes de cada pleito. Neste período, as pessoas podem resolver pendências como transferência de domicílio eleitoral ou outras decorrentes de ausência ou justificativa nas três últimas eleições.

Entretanto, para quem deseja o atendimento presencial no Piauí, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí disponibilizou no site um espaço para agendamento eletrônico. Ainda segundo o TRE-PI, os excluídos digitalmente não precisam fazer agendamento para ser atendidos nas unidades da Justiça Eleitoral.
Imagem: Layza Mourão/ g1 PI  Fórum Eleitoral de Teresina.(Imagem:Layza Mourão/ g1 PI ) Fórum Eleitoral de Teresina.

Em Teresina e em Nazária, os jovens devem comparecer ao Fórum Eleitoral da capital, já nas demais cidades do interior, devem ir aos cartórios das zonas eleitorais na cidade.

Teresina tem três Centrais de Atendimento ao Eleitor. O horário de atendimento nas Centrais é das 7h às 13h, de segunda a sexta:
  • Fórum Eleitoral da Capital: Avenida Marechal Castelo Branco, n° 1150, bairro Ilhotas;
  • Espaço Cidadania no Shopping Rio Poty: Avenida Marechal Castelo Branco, n° 911, bairro Cabral;
  • Espaço Cidadania Shopping Auto Mall: Avenida João XXIII, n°5335, bairro Santa Isabel.

Documentação

Atendimento on-line:

No caso de atendimento remoto, devem ser anexadas ao formulário eletrônico as fotos dos documentos a seguir:
  • Foto do próprio requerente segurando um documento oficial de identificação (foto mostrando, ao lado de seu rosto, o documento oficial de identificação. No caso da carteira de identidade, por exemplo, será necessária uma foto da frente do documento e outra do verso);
  • Foto do documento oficial de identificação (carteira de identidade, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal ou passaporte);
  • Foto do comprovante de residência atualizado;
  • Foto do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título eleitoral).
Atendimento presencial

No caso de atendimento presencial, são exigidas as cópias dos seguintes documentos. O agendamento deve ser realizado pelo site.
  • Documento original com foto;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos)
Após a solicitação, o requerente pode receber o documento após 10 dias. A retirada do documento é gratuita. No entanto, o cidadão que completar 19 anos entre os meses de maio e outubro de 2022, deverá procurar o atendimento até 4 de maio de 2022 para não incorrer em multa.

Todas as operações de alistamento, transferência e revisão eleitoral são gratuitas, desde que o eleitor não esteja em débito com a Justiça Eleitoral.

Jovens querem mudar o futuro do país

A estudante Heloísa Ribeiro, de 16 anos, resolveu tirar o título de eleitor neste ano por considerar o ato de extrema importância para o futuro do país. Heloísa ainda contou que discorda de ações do atual governo federal e que, segundo ela, o desejo por um outro modelo de governo é o principal motivo para votar mesmo sendo opcional na sua idade.

"Para mim, é de tamanha importância que os jovens se informem sobre os candidatos à presidência e vote, pois é o nosso futuro. O maior privilégio de um cidadão é o voto. Quero um governo responsável. Por isso que, mesmo com apenas 16 anos, quero votar" explicou ela.

Famosos fazem campanha

Anitta, Juliette, Luísa Sonza, Bruna Marquezine e Zeca Pagodinho têm incentivado, através de posts nas redes sociais, que jovens entre 16 e 17 anos tirem o título de eleitor. O piauiense Whindersson Nunes também entrou na campanha de conscientização a retirada do título de eleitor para jovens de 16 anos.

e-Título
Imagem: Divulgação/TRE  Para ter acesso à versão digital do título, eleitor precisa estar em situação regular e baixar o aplicativo.(Imagem:Divulgação/TRE ) Para ter acesso à versão digital do título, eleitor precisa estar em situação regular e baixar o aplicativo.

Outra maneira de consultar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é por meio do aplicativo e-Título. A ferramenta também pode ser utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições.

Para utilizar, é necessário fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma Android ou iOS.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: eleitor, t?tulo, documento