"Saberíamos que esse dia chegaria", diz infectologista sobre 1° óbito

28/03/2020 16h27


Fonte Meio Norte

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarSituação do Piaui(Imagem:Divulgação)Situação do Piaui
 O primeiro óbito por conta do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, foi confirmado oficialmente no Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde. O Lacen liberou na manhã deste sábado, 28 de março, os exames do prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antonio Felicia (PT), que testaram positivo para o novo coronavírus.

O infectologista José Noronha, diretor do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, disse que desde o dia que foi criado o protocolo, eles sabiam que esse dia chegaria, o que segundo ele, não muda toda a programação de assistência à saúde. Ele reforça a importância do recolhimento social nesse momento. “Agora a gente faz um apelo para a população: fiquem em casa! mantenham as medidas de isolamento social. Se protejam! protejam seus idosos, os seus filhos e proteja os nossos profissionais de saúde”, afirma. No Piauí, subiu para 11 o número de casos confirmados de Covid-19 e 199 suspeitos.

O infectologista ainda faz um alerta para as pessoas que tiveram contato com pacientes positivos e que ainda não apresentaram os sintomas. “Fiquem em casa, isolados. Para ver se vão aparecer sintomas ou não. E quem está com sintomas gripais, também fique em casa de repouso e se hidrate. É importante também o isolamento familiar e domiciliar. Caso persista os sintomas, procure o serviço de saúde”, completa.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, declarou em entrevista à TV Meio Norte neste sábado (28), que após a confirmação da primeira morte por Covid-19 no Piauí, a Sesapi vai seguir o plano de contingência elaborado em janeiro, que vem sendo atualizado conforme a necessidade técnica que incluem todos os planos preventivos e assistencial.

“Nós tínhamos até agora somente casos confirmados na capital e agora temos em três cidades do Piauí, sendo Teresina, Parnaíba, que é a segunda maior cidade em população do Estado e São José do Divino, então nós estamos dando a transparência necessária para a população e reforçamos a necessidade do isolamento domiciliar”, pontuou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: sintomas, isolamento, covid