Rio Parnaíba se aproxima de casas em Luzilândia e acende alerta para riscos de inundação

14/04/2024 09h57


Fonte Cidade Verde

Imagem: Defesa Civil de LuzilândiaRio Parnaíba se aproxima de casas em Luzilândia e acende alerta para riscos de inundação(Imagem:Defesa Civil de Luzilândia)Rio Parnaíba se aproxima de casas em Luzilândia e acende alerta para riscos de inundação

A Defesa Civil de Luzilândia tem intensificado as ações de monitoramento do nível do Rio Parnaíba, principalmente após chegar à cota de inundação na última quinta-feira (11). Pelo menos dois bairros preocupam mais por conta da proximidade das águas: Cajueirão e Coroa.

O coordenador da Defesa Civil de Luzilândia, Carlos Alberto, diz que, até o momento, não há famílias desabrigadas e nem desalojadas, mas o monitoramente segue constante por conta da proximidade que o rio está das casas.

"É o início da água entrando no bairro Cajueirão, que fica próximo ao Rio Parnaíba. Por enquanto, não temos desabrigado e nem desalojado, e esperamos que o nível da baixe comece a baixar nos próximos dias", disse ao Cidadeverde.com.

O último boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apontou que o rio Parnaíba está com 5,82 m, 12 cm acima da cota de Inundação, que é de 5,70 m, com a tendência de se manter em equilíbrio.

Imagem: Defesa Civil de LuzilândiaPonte sobre o Rio Parnaíba, em Luzilândia(Imagem:Defesa Civil de Luzilândia)Ponte sobre o Rio Parnaíba, em Luzilândia

Rios Longá e Marathaoan têm redução

Já nas cidades de Esperantina e Barras, onde famílias deixaram suas casas por conta da cheia dos rios Longá e Marathaoan, os últimos registros do CPRM apontam para uma redução do nível dos rios, no entanto, eles permanecem na cota de inundação. O Rio Longá, em Esperantina, já reduziu mais de um metro desde a cheia do dia 10, quando mais de 100 mm de chuva caiu sobre a cidade e elevou o nível do rio.

Imagem: ReproduçãoBairros inundados em Esperantina(Imagem:Reprodução)Bairros inundados em Esperantina

Em Esperantina, segue o número de 24 famílias que tiveram que sair de casas e estão em três escolas disponibilizadas pela prefeitura para abrigar os desalojados. Já em Barras, são 10 famílias que saíram de suas residências, sendo que oito estão em aluguel social e duas em casas de familiares.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: esperantina, casas, rios