Rio Parnaíba reduz nível em Teresina e Floriano; Sul do Piauí deve ter chuvas intensas

08/01/2022 12h12


Fonte G1 PI

Imagem: Dr. Walter BucarRio Parnaíba chegou a invadir avenida no município de Floriano.(Imagem:Dr. Walter Bucar)Rio Parnaíba chegou a invadir avenida no município de Floriano.

Os rios Poti e Parnaíba no Piauí estão abaixo dos níveis de alerta de inundação, segundo o boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) deste sábado (8). O Parnaíba reduziu seu nível nas cidades de Teresina, Floriano e Uruçuí, algumas das mais afetadas no estado pelas chuvas dos primeiros dias de 2022. Há risco de chuvas intensas no Sul do estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Teresina

A cota atual do rio Poti, medida na estação Fazenda Cantinho, Zona Rural de Teresina, é de 4,38 m, devendo reduzir o nível nas próximas 10 horas para valores em torno de 4,06 m, e mantendo-se em situação de normalidade.

Na capital, a população enfrenta problemas relacionados principalmente ao escoamento da água da chuva. O número de pessoas desabrigadas devido às chuvas em chegou a 1.300 nesta sexta-feira (7), segundo estimativa da Defesa Civil.

Já o nível atual do rio Parnaíba é de 5,45 m, abaixo da cota de alerta (que é de 5.50 m), sendo prevista a manutenção do nível para valores em torno de 5,43 m nas próximas 8 horas.

Previsão do tempo


Na cidade, a previsão é de muitas nuvens e pancadas isoladas de chuva pelas próximas 24 horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A temperatura mínima prevista é de 23º C e a máxima, 31º C.

Floriano

Em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 8,05 m, portanto abaixo da cota de inundação 93 cm, sendo previsto que o nível se mantenha estável nas próximas 8 horas em valores próximo a 8,05 m.

Segundo a CPRM, a cota de inundação naquelas cidades é definida em 8,98 m, indicando que, no momento, segundo as previsões, não há risco imediato de inundação, mas que é necessário o acompanhamento permanente da evolução dos níveis.

Equipes devem ficar de prontidão por parte da Defesa Civil para eventuais ações de remediações no curto prazo caso as condições hidrológicas se agravem.

Na segunda-feira (3) o nível do rio Parnaíba chegou a 8,63 m e a água chegou a invadir a Esmaragdo de Freitas, bairro São Cristóvão.

O governador do Piauí, Wellington Dias, visitou na última quarta-feira o município de Floriano e afirmou que vai enviar aos municípios atingidos pelas chuvas, os produtos de primeira necessidade para pessoas desabrigadas, como comida, colchões e abrigos.

Previsão do tempo

Na cidade, a previsão é de muitas nuvens e chuvas isoladas, com máxima de 30º C e mínima de 24º C.

Luzilândia

Com relação a Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,99 m, com valor de previsão para as próximas 12 horas de 4,98 m, em torno do limiar da cota de alerta (5,00 m).

Previsão do tempo

A previsão também é de chuvas isoladas na cidade, com mínima de 24º C e máxima de 34º C.

Uruçuí

As medições do rio Parnaíba na localidade Sítio do Velho, do rio Uruçuí Preto na localidade Fazenda Bandeira e do rio das Balsas na localidade São Félix de Balsas , apontam para volumes em Uruçuí com vazões da ordem de 1.850 m³/s, com volume estável desde as 22h da noite de ontem.

Os três rios contribuem para o volume de água que escoa pela cidade. O valor máximo ocorreu às 10 h da manhã do dia 3 de janeiro, com valores próximos a 2120 m³/s.

Chuvas intensas

O Inmet emitiu alerta laranja (perigo) para as regiões Sul e Sudoeste do Piauí, por risco de chuvas intensas e acumulado de chuva em diversas cidades (veja o mapa abaixo).
Imagem: Reprodução/Inmet  O Inmet emitiu alerta laranja (perigo) para as regiões Sul e Sudoeste do Piauí, por risco de chuvas intensas e acumulado de chuva em diversas cidades.(Imagem:Reprodução/Inmet ) O Inmet emitiu alerta laranja (perigo) para as regiões Sul e Sudoeste do Piauí, por risco de chuvas intensas e acumulado de chuva em diversas cidades.

O alerta teve início às 9h52 deste sábado (08), com risco de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos, de 60 a 100 km/h.

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Devido ao acumulado de chuvas, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

As instruções do Inmet são:
  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite enfrentar o mau tempo.
  • Observe alteração nas encostas.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: risco, chuvas, cota