Rio Parnaíba atinge a cota de alerta na cidade de Teresina

05/01/2022 11h23


Fonte G1

 Imagem: Reprodução
Essas famílias desabrigadas perderam todos os bens e até as próprias casas após as fortes chuvas registradas nos primeiros dias de 2022 em Teresina. Um dos moradores contou que tev(Imagem:Reprodução)
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), informou nesta quarta-feira (5) que Teresina atingiu a cota de alerta e está prevista uma elevação do nível do rio Parnaíba nas próximas horas na capital. A cidade de Floriano teve uma redução do nível do rio, mas ainda está próxima da cota de inundação.

Segundo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em Teresina o rio Parnaíba teve um aumento do seu nível, que ontem estava em torno de 5,02 m, e agora está em 5,60 m, saindo então da cota de atenção e entrando na cota de alerta, que é a partir de 5,50 m.

Também está prevista uma elevação do nível do rio para 5,74 m nas próximas 8 horas, ou seja, um aumento de 14 cm. A cota de inundação na capital é de 6,87 m.

Na capital, a população enfrenta problemas relacionados principalmente ao escoamento da água da chuva. Mais de 240 famílias estão desabrigadas e uma pessoa chegou a morrer após ter o carro arrastado.

Essas famílias desabrigadas perderam todos os bens e até as próprias casas após as fortes chuvas registradas nos primeiros dias de 2022 em Teresina. Um dos moradores contou que teve tempo apenas de tirar os filhos de casa, devido à rapidez com que a água invadiu as casas.


Tópicos: teresina, capital, cota