Rio Longá está em cota de inundação e 40 famílias estão desabrigadas em Esperantina

10/04/2023 13h06


Fonte ClubeNews

Cerca de 40 famílias foram retiradas das áreas de alagamento devido ao aumento de volume do Rio Longá, no município de Esperantina. Segundo a Defesa Civil, 114 pessoas saíram de suas residências no último final de semana, de sábado (8) para domingo (9).

Ao Portal ClubeNews, o coordenador de Defesa Civil de Esperantina, Francisco Machado, informou que do total de famílias desabrigadas: 25 delas foram alojadas em quatro escolas municipais e 15 estão em casas de familiares. Os bairros mais atingidos foram: Nova Esperança, Pedreira e Batista Amorim.
Imagem: Defesa Civil de BarrasRuas e casas alagadas em Barras.(Imagem:Defesa Civil de Barras)Ruas e casas alagadas em Barras.

Segundo o boletim do Sistema de Alerta Hidrológico na Bacia do Rio Parnaíba – do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) – desta segunda (10), o rio está em cota de inudação.

“As famílias ainda não possuem previsão de retorno aos seus respectivos endereços devido ao período de chuva”,
disse o coordenador da Defesa Civil.

Conforme o assistente social da cidade, Walter Santos, “hoje – segunda-feira (10) – o Rio Longá amanheceu com 8.20, ou seja, teve uma redução de 30 mm, então vamos aguardar”.

BARRAS

O Rio Marathaoan, na cidade de Barras, continua em cota de inundação, segundo o relatório “Boletim de Alerta” emitido pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

O município de Barras já decretou situação de emergência em razão das fortes chuvas neste período chuvoso. Devido às chuvas, famílias já foram retiradas das suas casas e algumas comunidades, principalmente nas zonas rurais, ficaram isoladas pelas águas. Em alguns casos, os alagamentos se deram pela cheia dos rios. A situação também afeta estradas, pontes e avenidas.
Imagem: Defesa Civil de BarrasRuas e casas alagadas em Barras.(Imagem:Defesa Civil de Barras)Ruas e casas alagadas em Barras.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: defesa, barras, casas