Rio atinge nível de Alerta em Barras, e meteorologia prevê chuvas fortes no Piauí

20/03/2023 08h24


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/ Prefeitura de BarrasSede da prefeitura de Barras, no Piauí, com o rio Marataoã ao fundo.(Imagem:Divulgação/ Prefeitura de Barras)Sede da prefeitura de Barras, no Piauí, com o rio Marataoã ao fundo.

O rio Marathaoã, que banha a cidade de Barras, no Norte do Piauí, atingiu a cota de Alerta, segundo o relatório do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), divulgado neste domingo (19).

Segundo o órgão, o rio está com 3,81 metros de profundidade, 39 centímetros abaixo da cota de Inundação. Por isso, os técnicos do CPRM, que fazem o monitoramento, alertam as autoridades para que se adiantem com ações para proteger as populações que vivem à margem do rio.

Alerta de chuvas intensas
Imagem: Inmet/ Divulgação  Em laranja, as áreas com previsão de chuvas fortes entre sexta-feira (17) e segunda-feira (20). (Imagem: Inmet/ Divulgação ) Em laranja, as áreas com previsão de chuvas fortes entre sexta-feira (17) e segunda-feira (20).

Ainda segundo o CPRM, há uma tendência de que o nível do rio baixe nas próximas 8 horas pelo menos 2 centímetros e afaste o risco de inundação, caso não ocorram chuvas fortes durante este intervalo.

Entretanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o risco de chuvas intensas em todo o Piauí entre esta sexta-feira (17) e a segunda-feira (20).

Segundo o Inmet, existe a possibilidade de chuvas entre 30 até 100 mm/dia com ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos.

Demais rios
Imagem: Andre Nascimento g1 PI  Cais Rio Parnaíba em Floriano.(Imagem:Andre Nascimento g1 PI ) Cais Rio Parnaíba em Floriano.

Além do Rio Marataoã, o relatório de domingo do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba alertou para a situação dos rio Parnaíba nas cidades de Luzilândia e Floriano, e do rio Longá, em Esperantina.

O rio Longá, em Esperantina, está com 5.59 metros, 19 centímetros acima da cota de atenção. A tendência é de que o rio apresente uma redução de 1 centímetro apenas de redução nas próximas 8 horas, caso não haja chuvas intensas.
Imagem: Reprodução/ Defesa Civil do município  Rio Longá na cidade de Esperantina, no norte do Piauí.(Imagem:Reprodução/ Defesa Civil do município ) Rio Longá na cidade de Esperantina, no norte do Piauí.

Em Luzilândia, o rio Parnaíba ultrapassou o nível de Atenção, e está com 4,03 centímetros de profundidade. Em Floriano, o nível do rio atingiu a cota de Atençao no sábado (19), com 5 metros de profundidade, mas tornou a baixar no domingo (20), e voltou ao nível considerado normal.

Em Teresina, o rio Parnaíba apresenta 4,47 metros de profundidade, e seu nível deve subir para 4,5 metros nas próximas 8 horas. Mesmo assim, permanece no nível considerado normal.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: risco, alerta, chuvas