Regina Sousa vai entregar 75 ambulâncias para municípios do Piauí

24/09/2022 08h58


Fonte meionorte.com

Imagem: Paulo BarrosRegina Sousa e o secretário Néris Júnior(Imagem:Paulo Barros)Regina Sousa e o secretário Néris Júnior

A governadora Regina Sousa fez a entrega de oito das 75 ambulâncias que serão distribuídas até o final do ano para diversos municípios do Estado. Nesta sexta-feira (23), contemplados os municípios de Alegrete, Agriocolândia, Guaribas, Joaquim Pires, Lagoa de São Francisco, Monte Alegre e para os Hospitais de São João do Piauí e Valença e Batalha.

As ambulâncias são da marca Renault Master L1H1 do tipo A, destinadas exclusivamente para o transporte de pacientes que não apresentam risco de morte, utilizada para remoção simples e de caráter eletivo.  

Os veículos são equipados com sinalizador óptico e acústico; equipamento de radiocomunicação em contato permanente com a central reguladora; maca com rodas; suporte para soro; e oxigênio medicinal. Cada ambulância custou R$ 265 mil, compradas com recursos de emendas parlamentares e do Governo do Estado.

A governadora Regina Sousa ressaltou que são veículos necessários para a população. “É importante ter ambulância perto, para transporte do paciente da sua casa ao hospital ou para outro município. Estamos investindo mais na estrutura das unidades de saúde, com tratamento mais completo nas maiores cidades”, comentou.

Rede de atendimento

Na solenidade, o secretário de Saúde, Néris Júnior, afirmou que esses equipamentos farão parte da rede de atendimento e o Governo do Estado tem contrato para adquirir 75 ambulâncias. “Hoje estamos entregando as oito primeiras e neste sábado, 24, vamos entregar mais uma em Esperantina e assim esperamos executar esse contrato até o final do ano”, disse.

O secretário disse que há outros serviços em andamento, como a realização de mutirões de cirurgias de catarata no hospital de Parnaíba nesta sexta-feira. “Amanhã haverá mutirão de catarata no hospital de Barras e na segunda-feira, 26, vamos inaugurar a policlínica de Picos, visita das obras do novo hospital de Picos. Assim percorremos todo o estado entregando equipamentos e novos serviços para população”, disse.

Imagem: Paulo BarrosEntrega de ambulâncias para municípios(Imagem:Paulo Barros)Entrega de ambulâncias para municípios

Redução de transferências de pacientes

Néris Júnior afirmou ainda que esteve em São Raimundo Nonato, acompanhado do Secretário de Governo, Antônio Neto, onde entregou serviços para população. “Quando eu chegava ao hospital de São Raimundo Nonato em 2017 tinham várias ambulâncias estacionadas no pátio do hospital, esperando pacientes para fazer a transferência”, lembrou o secretário, informando que dessa vez a visita foi diferente e a diretora do hospital esclareceu que de 10 transferências feitas durante a semana em anos anteriores, agora com a UTI no hospital, apenas transferência foi realizada na semana.

Néris Júnior falou ainda do lançamento da linha do AVC e IAM, profissionais de plantão por 24 horas para atender os municípios e o projeto foi iniciado, as equipes de urgência e emergência receberam treinamento. “Alguns hospitais têm leitos específicos para esses pacientes”, disse o secretário.