Regina Sousa (PT) toma posse como governadora do Piauí

31/03/2022 11h57


Fonte G1 PI

Imagem: Lucas Marreiros/g1Wellington Dias (PT) renuncia ao cargo e Regina Sousa (PT) toma posse como governadora do Piauí.(Imagem:Lucas Marreiros/g1)Wellington Dias (PT) renuncia ao cargo e Regina Sousa (PT) toma posse como governadora do Piauí.

Wellington Dias (PT) renunciou ao cargo e Regina Sousa (PT) assumiu na manhã desta quinta-feira (31) a posse como governadora do estado do Piauí.
Em solenidade na Assembleia Legislativa, os parlamentares receberam a carte de renúncia de Dias e fizeram a leitura do termo de posse, garantindo que Regina Sousa assuma o comando do executivo estadual.

Em seu discurso de despedida, o ex-governador agradeceu ao povo piauiense e, especialmente, aos servidores estaduais, lideranças e políticos que fizeram parte de sua gestão, incluindo a oposição.

"Não compartilham do nosso projeto, mas contribuem para o bom trabalho e crescimento. Estarei à disposição para os novos desafios",
declarou.

Sobre Regina Sousa, Dias pediu o apoio dos piauienses, de todos os poderes e dos setores público e privado, destacando a competência e inteligência da companheira de partido.
Regina Sousa (PT) toma posse como governadora do Piauí — Foto: Lucas Marreiros/g1
Imagem: Lucas Marreiros/g1  Regina Sousa (PT) toma posse como governadora do Piauí.(Imagem:Lucas Marreiros/g1 ) Regina Sousa (PT) toma posse como governadora do Piauí.

Regina Sousa destacou que o foco de sua gestão, que ela declarou como um comando de "continuidade, e não um novo governo", será de combate à pobreza.

Ela falou ainda sobre questionamentos que considera "machistas" sobre não ter sido eleita para o cargo de governadora.

“Nem nos meus sonhos mais dourados sonhei estar aqui, como governadora. Escolhida pelo voto sim, fui eleita sim. E aos que questionam, não há eleição para vice, minha foto estava ao lado da de Wellington nas eleições. Estou aqui, mulher negra, governadora sim, colocando um tijolinho no empoderamento das mulheres”,
declarou.

E disse que embora admita pedir conselhos ao ex-governador, não terá “tutela” ao conduzir o cargo.

“Isso é um pensamento machista de que mulheres precisam ser guiadas por homens em cargos públicos. Não hesitarei em pedir opiniões, afinal não é todo mundo que tem um amigo com experiência de quatro mandatos como governador. E esse não é um novo governo, é a finalização de uma gestão, o plano de governo está lá e espero para concluí-lo”,
disse.

Posse marcada por protesto de professores
Imagem: Lucas Marreiros/g1  Regina Sousa (PT) toma posse como governadora do Piauí.(Imagem: Lucas Marreiros/g1 ) Regina Sousa (PT) toma posse como governadora do Piauí.

Chegando ao Palácio de Karnak, um grupo de servidores estaduais protestava diante da estrutura montada para a posse. A principal categoria é a dos professores, que exige o cumprimento do piso definido pelo governo federal.

A governadora fez a revista às tropas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Quem é Regina Sousa

Maria Regina Sousa, 71 anos, se torna a primeira mulher a assumir o cargo efetivamente. Formada em Letras, com habilitação em língua portuguesa e francesa, pela Universidade Federal do Piauí, exerceu também a carreira bancária.
Wellington Dias (PT) deixa o cargo após dois mandatos consecutivos - e quatro ao todo como governador - e deve concorrer ao Senado nas eleições de 2022.
Imagem: Kelvyn Coutinho/Clube News  Wellington Dias participa de última solenidade como governador do Piauí.(Imagem:Kelvyn Coutinho/Clube News ) Wellington Dias participa de última solenidade como governador do Piauí.

Com a posse, Regina se tornará uma das três mulheres a governar um estado do país neste ano. Na história do país, apenas nove mulheres foram eleitas para o comando do executivo estadual em seus estados.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: posse, regina, governadora