Rede de reabilitação do Piauà garante atendimento especializado a pessoas com deficiência
19/04/2026 12h52Fonte Governo do PiauÃ
Imagem: João Allbert
Serviços integrados garantem assistência qualificada e ampliam o acesso à reabilitação em todas as regiões do estado.
Serviços integrados garantem assistência qualificada e ampliam o acesso à reabilitação em todas as regiões do estado.O Governo do Estado do Piauí mantém uma rede estruturada de serviços voltados ao atendimento de pessoas com deficiência, com foco na reabilitação, no acompanhamento contínuo e na promoção da qualidade de vida. Por meio de unidades especializadas distribuídas entre a capital e o interior, o Estado oferece atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com suporte multiprofissional e acesso regulado pela rede pública.
Em Teresina, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) é uma das principais referências nesse atendimento. A unidade atua nas áreas de reabilitação física, auditiva e intelectual. Apenas em 2025, o Ceir registrou mais de 67 mil procedimentos realizados ao longo do ano, com destaque para mais de 32 mil no primeiro trimestre e mais de 35 mil no segundo, evidenciando a alta demanda e a capacidade de atendimento do serviço. O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional, que reúne profissionais de enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e médicos de diversas especialidades, garantindo um cuidado integral desde o diagnóstico até o processo de reabilitação.
O acesso ao serviço ocorre por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde o paciente é avaliado e encaminhado para a unidade. Após a triagem, a equipe define um plano terapêutico individualizado, de acordo com as necessidades de cada usuário, assegurando um acompanhamento contínuo e direcionado.
No Ceir, em Teresina, o atendimento especializado tem impactado diretamente a vida de pacientes que enfrentavam dificuldades no dia a dia. Aos 62 anos, Maria Creusa da Conceição Silva relata a transformação após iniciar o acompanhamento na unidade, especialmente na área auditiva. “É um atendimento que eu não sei nem explicar direito. É tão carinhoso, um trabalho desse eu nunca pude ver”, afirmou. Após anos com perda de audição, ela destaca a mudança na rotina. “Depois que eu recebi o aparelho, estou feliz, porque eu posso estar junto com os outros, eu escuto, eu falo. Então foi bom demais”, completou.
Centro Especializado em Reabilitação
No litoral, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Parnaíba também integra essa rede, oferecendo atendimento nas quatro modalidades: física, auditiva, intelectual e visual. Em 2025, a unidade realizou 30.206 atendimentos e 51.881 procedimentos. Já em 2026, até março, foram registrados 8.408 atendimentos e 28.105 procedimentos, evidenciando a procura pelo serviço e sua relevância para a população da região.
No semiárido, o CER II de São João do Piauí reforça a oferta de atendimento especializado, com atuação em diferentes áreas da reabilitação. Em 2025, foram realizados 19.352 atendimentos. Já neste ano de 2026, entre janeiro e abril, a unidade já soma 6.676 atendimentos, garantindo a continuidade da assistência e o suporte necessário aos pacientes da região.
Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Voltado ao público com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea) também integra a rede estadual. Desde sua inauguração, em julho de 2025, o espaço já ultrapassou a marca de 20 mil atendimentos. A unidade oferece acompanhamento multiprofissional para crianças e adolescentes, com serviços em áreas como psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, nutrição e educação física, além de suporte às famílias.
Assim como nos demais serviços, o acesso ao Cetea é feito via SUS, com encaminhamento pelas Unidades Básicas de Saúde ou pelas Secretarias Municipais de Saúde. Após a avaliação inicial, os pacientes passam a contar com um plano de atendimento contínuo, voltado ao desenvolvimento das habilidades cognitivas, comportamentais e sociais.
No Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea), familiares acompanham de perto a evolução das crianças atendidas. A avó Vera Lúcia Araújo Nascimento conta que o neto, Felipe, de 8 anos, apresentou mudanças significativas após iniciar o tratamento na unidade. “A gente já vê a evolução dele. O choro diminuiu, ele está mais atencioso, mais calmo”, relatou. Ela também destaca a importância do serviço para outras famílias. “Aqui é muito importante. A gente é bem atendido, os profissionais orientam a gente. Só tenho a agradecer e espero que esse tipo de atendimento chegue a mais lugares, porque ajuda muita gente”, disse.
Com a oferta desses serviços, o Estado garante uma rede de atendimento especializada, que atende diferentes perfis e necessidades, assegurando cuidado integral, acesso gratuito e suporte contínuo às pessoas com deficiência e suas famílias.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui








