Redação: "acesso ao cinema" é tema inesperado, diz professora

04/11/2019 07h44


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarRedação:

A professora Patrícia Lima, do Grupo CEV, avaliou o tema da Redação do Enem 2019 como inesperado. A prova deste ano lançou como temática “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. No Piauí, a previsão era de que 122 mil pessoas fizessem o exame. Alguns locais de prova apresentaram problemas e muita gente chegou atrasada.

“Um tema inesperado pela especificidade. É um tema muito específico, muito restrito”,
afirmou a professora.

Patrícia adianta o que deve ser trabalhado na Redação e aponta que os textos motivadores, que estão presentes na prova, devem nortear os candidatos na escrita.

“Eles contribuem para ver uma explicação melhor a respeito da temática. Pelo tema em si, é possível fazer uma análise voltado para o acesso ao cinema. A democratização do cinema independentemente da pessoa ser deficiente ou não”,
adiantou.

A Redação

A redação deve ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvida a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores. Redações com menos de sete linhas recebem nota zero, assim como as que reproduzem integralmente trechos dos textos motivadores e de itens do Caderno de Questões.

Um texto dissertativo-argumentativo deve ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista. A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos. Os critérios de correção da redação, com cinco competências, estão detalhados em a Redação no Enem 2019 – Cartilha do Participante.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: tema, cinema, prova