Reclamações de compras pela internet no Piauí aumentam 97%

04/06/2020 14h30


Fonte G1 PI

O Procon-PI verificou aumento no número de reclamações referentes aos serviços de compras online nos cinco primeiros meses de 2020.

De acordo com o órgão, os dados apresentam aumento de 97,5% nas queixas de consumidores do Piauí em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC) mostrou que as queixas subiram de 56 para 91, entre janeiro e março.

Nos meses de março e maio deste ano foram registradas 48 reclamações referentes aos serviços de compras na internet, 20% maior em comparação a 2019, quando foram apenas 40 queixas.

Entre março e maio, de acordo com a plataforma do Ministério da Justiça para registrar reclamações online, foram 415 em 2019. Neste ano, o mesmo período aponta 911 queixas, um aumento de 119,5%.

O Procon-PI acredita que o aumento deve ser associado ao isolamento social, seguido para contar o avanço do novo coronavírus. O mercado de compras online cresceu no período, pois as lojas físicas estão fechadas por determinação do governo.

“O Procon continuará monitorando os dados para desenvolver medidas eficazes para evitar conflitos e minimizar os impactos negativos dos problemas detectados nas relações de consumo. Como maneira de se prevenir, o órgão orienta que o consumidor sempre verifique a reputação das lojas antes de efetuar qualquer compra”,
explicou Nivaldo Ribeiro, coordenador-geral do Procon no Piauí.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: procon, online, queixas