Recém-nascido precisa de doação de sangue do tipo O Negativo

06/03/2016 08h13


Fonte Cidadeverde.com

Um bebê recém-nascido, que está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Maternidade Dona Evangelina Rosa, precisa de doação de sangue do tipo “O” negativo e ainda de plaquetas. O bebê tem pouco mais de 24 horas de nascido e sofre de doença hemolítica do recém-nascido e icterícia grave.

O sangue “O” negativo é um dos tipos raros. Estima-se que apenas 20% da população tenham a tipologia negativa. Mesmo não sendo dessa tipologia, a pessoa pode procurar o HEMOPI para realizar a doação.

Para ser doador, é necessário ter entre 16 a 69 anos de idade (menor de 18 anos deve apresentar autorização de responsável), pesar acima de 50kg, estar saudável. Importante alertar que não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas e avisar, no momento do cadastro, que medicações faz uso. Grávidas e lactantes exclusivas também não podem doar sangue.

O HEMOPI funciona na Rua Primeiro de Maio, 235, Centro/Sul, Teresina. As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 18h, sem intervalo para almoço.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: doação, nascido, sangue