Rafael Fonteles pretende concluir 67% das metas do plano de governo em 2024

17/01/2024 12h10


Fonte Governo do Piauí

Após cumprir 45% das metas previstas em seu plano de governo ainda no primeiro ano de mandato à frente do Executivo estadual, o governador Rafael Fonteles agora pretende concluir, neste ano, 67% dos compromissos traçados no planejamento de gestão. Ao todo, são 178 compromissos, sendo que 81 já foram concluídos em 2023. A previsão é de que 39 sejam concluídos em 2024, outros 39 em 2025 e mais 19 em 2026, totalizando, ao fim do mandato, 100% de conclusão dos compromissos.

Na área de infraestrutura, Rafael Fonteles pretende concluir a segunda etapa do Porto Piauí, em Luís Correia. O gestor quer, ainda, finalizar os estudos e licenciamentos do Intermodal do Vale do Parnaíba, que levará o que é produzido na região Sul do estado até o Porto Piauí, a partir dos modais rodoviário, hidroviário e ferroviário.

Na área de energias limpas, diretamente ligada aos investimentos no Porto Piauí e à Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, o objetivo é acelerar a implantação dos projetos e licenciamento das plantas de produção de hidrogênio verde, uma das grandes bandeiras levantadas pelo governador em sua gestão.
Imagem: DivulgaçãoNo ano passado, 45% das metas para os quatro anos de gestão do governador foram concluídas.(Imagem:Divulgação)No ano passado, 45% das metas para os quatro anos de gestão do governador foram concluídas.

Na educação, Rafael seguirá o processo de universalização das escolas em tempo integral. Para 2024, mais 151 escolas serão transformadas para esse modelo de ensino, com um investimento superior a R$ 467 milhões, totalizando, no fim do ano, 351 escolas em tempo integral no Piauí. Outro objetivo é implantar a disciplina de inteligência artificial nas escolas da rede estadual.

Na área de segurança, o objetivo é ampliar os investimentos em tecnologias e equipamentos para as forças de segurança, além de aumentar o efetivo, nomeando mais de mil policiais neste ano. No que diz respeito à saúde, a meta é melhorar a gestão dos hospitais estaduais. Na área de investimentos públicos, o governador quer ampliar o volume desses recursos a partir de operações de crédito internacionais e nacionais.

Ainda para 2024, Rafael Fonteles quer realizar a concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário no estado. Outra meta para o ano é atingir o maior número de emissões da nova carteira de Identidade Nacional Digital, por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco.

Por fim, o governador pretende realizar o maior investimento da história em agricultura familiar, com a execução dos programas Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), Sertão Vivo e Pilares II. O gestor tem como meta, ainda, ampliar o processo de regularização fundiária no estado, por meio do Projeto de Regularização Fundiária Urbana Específica (ProUrbe).

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, escolas, rafael