Rafael Fonteles lança Programa Viver Sem Depender com foco na reinserção de dependentes químicos

08/12/2023 11h02


Fonte Governo do Piauí

O governador Rafael Fonteles lançou, nesta quinta-feira (7), no Palácio de Karnak, o Programa "Viver Sem Depender", iniciativa da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) para implementação de ações na abordagem da problemática das drogas na região.

O programa amplia a oferta de vagas para a recuperação de pessoas em drogadição. Antes eram 942, agora são 1.000 em 36 entidades que prestam este serviço. O valor pago a cada pessoa internada, no valor de R$ 1.000, passou para R$ 1.300, o que vai possibilitar um melhor atendimento às pessoas em recuperação – um trabalho que requer contratação de profissional de nível superior, estabelecimento de plano terapêutico, além de ações de lazer e espiritualidade. Para a reinserção social, está sendo firmada parceria com o Sistema S.
Imagem: DivulgaçãoRafael Fonteles lança Programa Viver Sem Depender com foco na reinserção de dependentes químicos.(Imagem:Divulgação)Rafael Fonteles lança Programa Viver Sem Depender com foco na reinserção de dependentes químicos.

O foco do Viver Sem Depender é o cuidado e reinserção de dependentes químicos e codependentes, além da prevenção ao uso de drogas no estado, fornecendo diretrizes, supervisão, acompanhamento e suporte financeiro na implantação e funcionamento de projetos sociais elaborados e executados por organizações da sociedade civil nas 12 microrregiões do Piauí, com ênfase para a Grande Teresina.

O governador Rafael Fonteles disse que o Piauí é destaque nessa política. Segundo ele, para resolver o problema das drogas, não se pode abrir mão de nenhuma alternativa que funcione, envolvendo pessoas abnegadas, entidades dedicadas, voluntários que se organizam em instituições do terceiro setor, ligadas ou não a igrejas. "Nós acreditamos nessa metodologia, que vai se somar às demais, para enfrentarmos esse problema complexo que é o enfrentamento às drogas, desde a prevenção", pontua o governador.
Imagem: DivulgaçãoCom o programa, o repasse para a recuperação de dependentes químicos aumenta em 30%.(Imagem:Divulgação)Com o programa, o repasse para a recuperação de dependentes químicos aumenta em 30%.

Segundo o coordenador da Cendfol, Tiago Vasconcelos, o Viver Sem Depender vai trazer um foco maior à atividade de prevenção. "Este é o maior projeto de prevenção desenvolvido na história do nosso Estado, e será feito em parceria com a Secretaria Estadual de Educação a partir do ano que vem. Estamos muito felizes com o lançamento do Programa Viver Sem Depender, porque nós estamos dando uma cara para todos os projetos desenvolvidos pela Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer", disse.

Durante o evento, foram assinados termos de fomento entre o Estado e as comunidades terapêuticas, assim como com entidades dedicadas ao trabalho preventivo. Célio Luiz Barbosa, presidente da Federação Nacional de Comunidades Terapêuticas (FENAC) e fundador da Fazenda da Paz avalia de forma positiva o "Viver Sem Depender". "Esse programa vai nos ajudar a acolher melhor os nossos acolhidos. Ou seja, a manutenção diária das comunidades terapêuticas. Então, para nós é um momento muito bom porque nós vamos ter condições financeiras para realizar este cuidado", considera.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews