Rafael Fonteles inaugura unidade oncológica no HGV nesta segunda (19)

18/05/2025 23h02


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoHospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina.(Imagem:Divulgação)Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina.

O governador Rafael Fonteles inaugura, nesta segunda-feira (19), às 7h, a nova Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina. A obra, realizada pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sefaz), faz parte de uma ampla reforma na estrutura do hospital, com investimento de R$ 1.355.047 e um investimento em equipamentos no valor de R$ 1.100.000, totalizando 2,4 milhões.

A Unacon foi instalada em dois blocos distintos, o de Manipulação e o de Aplicação de Quimioterápicos. O primeiro conta com farmácia de manipulação, setor de controle de qualidade, copa, vestiários e banheiros. Já o bloco de Aplicação reúne ala de tratamento, posto de enfermagem, consultório médico, sala de emergência, área de espera, setor de registro e banheiros.

O superintendente de Gestão Administrativa da Sesapi, Jônatas Melo, destaca que as instalações estão totalmente aptas para atender os pacientes.

“A Unacon foi um projeto muito exitoso, o qual executamos dentro do prazo e agora temos a honra de inaugurar e oferecer o melhor atendimento aos pacientes oncológicos do nosso estado. Sem dúvidas, é um avanço enorme na saúde do Piauí”, frisa Jônatas Melo.

Os serviços ofertados na Unacom do Hospital Getúlio Vargas são consultas de pacientes encaminhados via regulação, com a necessidade de avaliação do oncologista, que serão analisadas para encaminhar ao melhor tipo de tratamento. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, com estrutura que inclui 14 poltronas destinadas à administração de quimioterapia. A unidade conta com uma equipe multiprofissional composta por oncologistas, enfermeiros especializados em oncologia e farmacêuticos.

“É um marco na saúde de nosso estado. Estamos dando um novo e grande passo no tratamento em oncologia”, disse o secretário de Saúde, Antonio Luiz.

Para o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, a unidade representa um avanço. “Nossa missão é sermos referência no tratamento do câncer. A Unacon representa um avanço significativo no cuidado com os pacientes oncológicos do Piauí. Nesta unidade do HGV serão tratados inicialmente os cinco principais tipos de câncer”, enfatiza.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews