Rafael Fonteles homenageia 18 personalidades com Ordem do Mérito Renascença

20/10/2023 09h25


Fonte Governo do Piauí

O governador Rafael Fonteles homenageou 18 personalidades com a Ordem Estadual do Mérito Renascença, no Theatro 4 de Setembro, em Teresina, na noite desta quinta-feira (19), Dia do Piauí, encerrando a série de solenidades que marcam os 201 anos da adesão do Piauí à independência do Brasil. A homenagem é a mais alta comenda do Estado e destaca pessoas que contribuem de alguma forma com o desenvolvimento do Piauí.

A medalha/ordem foi oferecida nos graus Comendador, Oficial e Cavaleiro. Foi entregue a cada um dos homenageados pelo governador Rafael Fonteles, que é o Grão-Mestre.
Imagem: DivulgaçãoGovernador comandou entrega das medalhas no Theatro 4 de Setembro, em solenidade realizada em comemoração ao Dia do Piauí.(Imagem:Divulgação)Governador comandou entrega das medalhas no Theatro 4 de Setembro, em solenidade realizada em comemoração ao Dia do Piauí.

Em seu pronunciamento, Rafael Fonteles frisou que a medalha é importante para homenagear os piauienses que contribuem para o desenvolvimento do Piauí. “A medalha é o reconhecimento dos serviços prestados pelas personalidades, com muita justiça”, comentou.

Entre os 18 homenageados, Rafael Fonteles citou como exemplo a artesã Marian Irene Coelho, líder da comunidade quilombola Pote, no município de São João da Varjota. “É uma agricultora e mulher negra que faz uma grande diferença na sua região”, afirmou o governador.
Imagem: DivulgaçãoRafael Fonteles homenageia 18 personalidades com Ordem do Mérito Renascença.(Imagem: Divulgação)

Rafael lembrou ainda quando recebeu a medalha em 2004, quando havia acabado de participar das olímpiadas de matemática na Macedônia, no continente europeu. “Na época, fui homenageado pelo então governador Wellington Dias, que já naquele tempo era um entusiasta da educação”, afirmou.

O governador frisou ainda a importância de celebrarmos a adesão do Piauí à independência do Brasil, em 19 de outubro de 1822, sendo Parnaíba a primeira cidade a aderir. “Quando Dom Pedro I declarou a independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, as regiões norte e nordeste ainda estavam sob domínio português, e graças a luta dos piauienses, conseguimos a independência dessas regiões”, afirmou o governador.
Imagem: DivulgaçãoRafael Fonteles homenageia 18 personalidades com Ordem do Mérito Renascença(Imagem: Divulgação)

O diretora-geral do Detran, Luana Barradas, uma das homenageadas, falou representando os agraciados. “Parabenizo pela escolha de cada nome, cada um representa papel importante para o desenvolvimento do Piauí. A comenda nos enche de compromisso pelos bravos heróis que derramaram sangue na luta pela independência”, afirmou Barradas.

Confira a lista das 18 personalidades homenageadas em Teresina, nesta quinta, Dia do Piauí

Grau Cavaleiro

Andréia Oliveira Matos Tavares
Emanuel Barros De Souza
Francisca Leoneide Ferreira Da Rocha
Francisco Valter Pereira
Marcelo Gomes Da Silva
Marco Aurélio Marques De Barros

Grau Oficial

Ana Cristina De Sousa Batista
Écore Dilene Pereira Do Nascimento
Maria Do Socorro Alves Soares
Maria Irene De Souza Coelho
Teresa Raquel Raulino De Oliveira Bastos

Grau Comendador

Alexsandro Fernandes Ferreira
Antonio Alves De Macêdo Júnior
Herbete De Jesus Avelino De Sousa
Isabel Eulálio Araújo Fonteles
Luana Maria Machado Barradas
Pedro Alves De Carvalho Rocha Filho
Raimundo Ulisses De Oliveira Filho



Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews