Rafael Fonteles destaca investimentos chineses no Piauà em energia solar e eólica
16/05/2025 12h52Fonte Governo do PiauÃ
Imagem: Divulgação
Rafael Fonteles

Em sua primeira agenda pública no Piauí após viagem à China, durante a entrega da reforma e modernização do Centro Cultural de Línguas Padre José Airton Moraes Soares (CCL), em Teresina, o governador Rafael Fonteles destacou os novos investimentos que o estado receberá no setor de energias renováveis após acordos firmados no país asiático, onde esteve acompanhando a comitiva do presidente Lula.
O gestor destacou que a empresa estatal China General Nuclear Power Group (CGN), que já opera no Piauí desde 2019, vai ampliar os investimentos no estado. “Eu fiquei muito animado e ainda trazendo na bagagem um resultado concreto para o Piauí. A empresa CGN, que é uma das maiores estatais chinesas na área de energia, anunciou investimentos de R$ 3,17 bilhões”, afirmou o governador.
O memorando de entendimentos firmado com a CGN prevê investimentos em energia solar e eólica, além de uma usina de armazenamento de energia no Piauí. Rafael comentou a importância desse último investimento para estabilizar a rede de energia do Brasil. “Energia solar e eólica são intermitentes, então quando conjugamos isso com o armazenamento de energia, melhoramos ainda mais o sistema elétrico brasileiro”, explicou o gestor.
Imagem: Divulgação
O estado firmou acordo com a estatal chinesa CGN que vai ampliar investimentos no estado, onde atua desde 2019.

A CGN também vai desenvolver um projeto piloto de geração termossolar, uma tecnologia que converte radiação solar em eletricidade por meio da concentração da luz solar para gerar energia térmica limpa. Segundo Rafael, ao todo, os investimentos da CGN no Piauí vão gerar 5 mil empregos no estado, reforçando a região com um dos principais polos de energia renovável do Brasil.
A CGN já possui empreendimentos no estado em Ribeira do Piauí (energia solar) e Lagoa do Barro (energia eólica). Com a construção de novas usinas, a empresa terá 1,4 gigawatts em capacidade instalada.
Ensino do mandarim
Durante a solenidade de entrega da reforma e modernização do Centro Cultural de Línguas Padre José Airton Moraes Soares (CCL), em Teresina, o governador Rafael Fonteles frisou a importância da educação multilíngue para o desenvolvimento do estado. “Mais uma entrega importante da nossa rede estadual de educação. Agora, uma unidade específica voltada para o ensino de línguas. Já pedi para incluir o mandarim, dado que a China também tem um papel importante no mundo inteiro. O CCL é uma escola aberta para a comunidade e uma excelente oportunidade para todos”, disse o gestor.