Queimadas provocaram mais de 200 interrupções de energia ou risco para a rede elétrica no Piauí

10/08/2020 18h34


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoQueimadas provocaram mais de 200 interrupções de energia ou risco para a rede elétrica no Piauí(Imagem:Reprodução)
 No primeiro semestre deste ano foram registradas 214 ocorrências de queimadas em vegetação próximo de rede elétrica no Piauí. Desse total, aproximadamente 90% provocaram a interrupção da distribuição de energia elétrica, segundo a Equatorial Piauí, concessionária de energia que atende a capital e cidades do interior do estado.

De acordo com Abraão Menezes, executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí, quase 9 mil pessoas já foram afetadas este ano por causa de queimadas que prejudicaram o fornecimento de energia elétrica.

Segundo a major Nájra Nunes, Relações Públicas do Corpo de Bombeiros, além do rompimento da fiação elétrica, que pode causar choque elétrico, os resíduos liberados pelas queimadas podem provocar ou agravar crises respiratórias das pessoas durante a pandemia da Covid-19.

“O período de estiagem mal começou e, no entanto, os casos de queimadas em vegetação já aumentaram bastante. Já superou o ano de 2019. Essa situação é ainda mais crítica se pensarmos que estamos no meio de uma pandemia. As queimadas liberam resíduos que afetam a saúde das pessoas”, informou.

No Piauí, o Corpo de Bombeiros já atendeu 122 casos de queimadas em vegetação até junho, sendo que no mesmo período em 2019, foram atendidas apenas 92 ocorrências. Ainda conforme a major Nájra Nunes, em caso de rompimento de fios da rede elétrica, é necessário que as pessoas procurem manter distância dos fios comprometidos e acionar os bombeiros.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews