Quase 7 mil eleitores com deficiência votarão em seções adaptadas no PI

15/09/2014 10h25


Fonte G1 PI

Em 2012, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou o programa de acessibilidade da Justiça Eleitoral. A resolução prevê diferentes medidas para melhorar o acesso ao voto. Para as eleições de outubro, no Piauí, foram adaptadas 33 seções. Quase 7 mil eleitores com algum tipo de deficiência estão aptos a votar.

Carla Cléia, da Associação dos deficientes, afirmou que sempre foi e é muito difícil se locomover, pois sempre esbarra em alguma dificuldade que vive desde criança por causa de uma paralisia infantil. ?São obstáculos de toda natureza tanto arquitetônicos como atitudinais. Nós ainda vivemos em uma sociedade que tem preconceitos, onde a gente luta diariamente por lugares acessíveis, por um pouco de acessibilidades?, explicou.

Carla, como todo brasileiro, também é obrigada a votar e ela passou dez anos indo a uma Zona Eleitoral que nunca ofereceu acesso aos deficientes físicos. Este ano será a primeira vez que ela vai votar em uma escola Eleitoral especial. ?Eu apenas justifiquei com a minha presença e o meu caso foi solucionado, por isso eu peço aos amigos com deficiência que procurem a Justiça Eleitoral, fale da sua dificuldade, pois na medida do possível eles estão resolvendo?, contou Carla.

Segundo a Justiça Eleitoral, no Piauí existem 6.763 pessoas com algum tipo de deficiência e que vão votar em uma das 33 seções adaptadas. Só em Teresina são 4.390 eleitores especiais. ?São as rampas para o acesso de cadeirantes, no térreo e que seja de fácil acesso. Eles serão conduzidos por um mesário ou por um parente próximo até a urna e terão preferências nesses locais. Depois de votar alguém vai retirá-lo de lá no caso dos deficientes visuais?, disse o juiz eleitoral Raimundo Holland.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook