Quarteto do RJ abre série de concertos do Sesc Partituras
01/08/2024 15h39Fonte Assessoria de Comunicação
Imagem: Divulgação
Quarteto do RJ abre série de concertos do Sesc Partituras.
Quarteto do RJ abre série de concertos do Sesc Partituras.O Teatro do Sesc Cajuína, em Teresina, será palco para abertura da série de Concertos do Sesc Partituras que completam 12 anos em 2024. Será dia 13 de agosto, a partir das 19h com concerto do Quarteto da OST.
A apresentação é livre para todos os públicos e a entrada é um kg de alimento não perecível, que será doado ao Sesc Mesa Brasil.
Abrindo a noite o Quarteto de cordas da OST (PI) – um grupo de música de câmara fundado em 2010 com repertório abrangendo desde a era barroca a composições contemporâneas de jovens compositores populares, proporcionando uma variedade de experiências musicais.
Em seguida, sobe ao palco o Quarteto Kalimera (RJ) que executará obras icônicas do repertório tradicional brasileiro e universal. O quarteto recebeu o Prêmio de Melhor Intérprete de Música Clássica no Festival de Música da Rádio MEC, nas edições de 2018 e 2020.
O Sesc Partituras é uma biblioteca virtual de música composta por partituras digitais e obras transcritas através de programas de editoração musical. O acervo é disponibilizo gratuitamente para estudantes, professores, músicos, pesquisadores e demais interessados.
O projeto investe regularmente na pesquisa e editoração de novas partituras, através de especialistas visando à preservação e divulgação de acervos históricos, particulares ou institucionais.
Sobre Quarteto Kalimera
O Quarteto Kalimera executou quatro estreias mundiais. Através do nome, presta uma singela homenagem ao compositor mineiro Calimerio Soares (1944-2011). Calimerio deixou uma produção de aproximadamente 100 obras para diversas formações musicais, sempre privilegiando a sua escrita musical para grupos de câmara.
O nome Calimerio advém da palavra Kalimera, do grego, kali = belo e mera = manhã. Esta palavra é comumente utilizada na Grécia como a nossa tradicional saudação “Bom dia”. Sua atual formação conta com Luísa de Castro (primeiro violino), Tomaz Soares (segundo violino), Daniel Albuquerque (viola) e Daniel Silva (violoncelo).
Sobre Quarteto da OST
O Quarteto de Cordas da OST foi fundado em 2010 com a iniciativa de promover a música de câmara para incentivar compositores locais a criar novos repertórios dentro desse gênero. O grupo tem repertório do grupo notavelmente diversificada abrangendo obras desde a era barroca até a composição contemporâneas de jovem compositores populares, demonstrando comprometimento em explorar e apresentar ao público uma variedade de experiências musicais.
Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui












