Protocolo para volta das atividades tem "etiqueta da tosse" e pedido para compras em menor tempo

03/06/2020 08h40


Fonte G1 PI

O governo do Piauí colocou em consulta pública a minuta do protocolo de recomendações de higiene e medidas sanitárias que as empresas deverão seguir para o retorno das atividades econômicas, suspensas desde março por causa da pandemia de coronavírus.

O documento foi apresentado nesta terça-feira (2) durante o anúncio do governador Wellington Dias (PT) sobre o plano de flexibilização da quarentena no estado.

O protocolo traz orientações a empregadores, trabalhadores, clientes e sociedade em geral. O documento ficará em consulta pública até sexta-feira (5) e detalha regras de como patrões, empregados e consumidores podem evitar a transmissibilidade de coronavírus com a flexibilização das regras de isolamento social.

Entre as medidas do protocolo, a determinação da "etiqueta da tosse" aos trabalhadores. "Ao tossir ou espirrar: utilizar lenço descartável para higiene nasal, descartando-o imediatamente no lixo; cobrir (com o cotovelo ou lenço de papel) nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar", descreve o documento.

O protocolo também alerta para os funcionários "evitarem cumprimentar as pessoas sejam colegas de trabalho ou usuários com apertos de mãos, abraços, beijos ou outro tipo de contato físico".

Bebedouros de uso coletivo não devem ser usados, e as empresas devem fornecer garrafas ou copos individuais aos funcionários e, para os clientes, copos descartáveis.

Aos clientes, o plano sanitário estabelece para não sair de casa em caso de sintomas gripais e a utilização de máscaras durante toda a circulação na rua, inclusive, ao entrar nos estabelecimentos.

"Permaneça no estabelecimento o menor tempo possível, dessa forma, planeje suas atividades antes de sair de casa", orienta o protocolo. Há também uma orientação de comportamento dentro das lojas. "Evitar rir, conversar, manusear o telefone celular, ou tocar no rosto, nariz, olhos e boca, durante sua permanência no interior da empresa/estabelecimento",
explica o protocolo.

As empresas, além de controlar a entrada nas lojas e estabelecimento para impedir a aglomeração, devem manter a distância de 2m entre as pessoas, retirar itens compartilhados como revistas, jornais e brinquedos infantis e também manter uma decoração "mais minimalista para facilitar o processo de higienização". Os donos de lojas são obrigados a fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos funcionários.

CONFIRA ALGUNS PONTOS DO PROTOCOLO:
  • Trabalhadores do grupo de risco devem ficar em casa, com trabalho remoto. Caso a presença do funcionário do grupo de risco seja indispensável, ele deve fazer trabalho interno, longe da circulação de pessoas
  • Dá preferência ao atendimento previamente agendado e com hora marcada
  • O acesso a empresa/estabelecimento deve ser controlado evitando aglomeração
  • Manter distância mínima de 2 metros entre as pessoas fora e dentro da empresa/estabelecimento
  • Limpeza e desinfecção de áreas comuns
  • Providenciar barreira de proteção física quando em contato com o cliente, como proteção de vidro, acrílico ou acetato, fitas de isolamento suspensa, protetor facial/face shield
  • No trajeto de casa para o trabalho e vice-versa: usar máscara de proteção facial de uso obrigatório. Procurar se deslocar, de preferência, em transporte próprio ou exclusivo. Evitar compartilhamento de carona, táxi ou carro por aplicativos, com lotação máxima (5 pessoas).
  • Evitar cumprimentar as pessoas sejam colegas de trabalho ou usuários com apertos de mãos, abraços, beijos ou outro tipo de contato físico etiqueta da tosse, ao tossir ou espirrar: utilizar lenço descartável para higiene nasal, descartando-o imediatamente no lixo; cobrir (com o cotovelo ou lenço de papel) nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
  • Manter os cabelos, preferencialmente, presos durantes suas atividades;
  • Não utilizar adornos: bijuterias, joias, anéis, relógios e outros adereços para assegurar a correta higienização das mãos e evitar contaminação cruzada;
  • Caso utilize uniforme do serviço, não retornar para casa diariamente vestindo o uniforme.  
PROTOCOLO AOS CLIENTES
  • Realizar pagamentos de preferência por meios eletrônicos.
  • Evitar rir, conversar, manusear o telefone celular, ou tocar no rosto, nariz, olhos e boca, durante sua permanência no interior da empresa/estabelecimento.
  • Ao realizar compras evite manusear os produtos.
  • Ao chegar em casa, não entrar com os sapatos que veio da rua, passar direto para o banheiro e tomar banho, e colocar a roupa para lavar.
“Temos um protocolo geral que estabelece medidas para empregadores, proprietários, gestores, trabalhadores e clientes. São três segmentos. São medidas desde o grupo de risco, EPIs, resíduos, medidas sanitárias de alerta. O trabalhador também vai ter que cumprir medidas, que começam desde o deslocamento de casa até o trabalho, como o retorno até a residência”, explicou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), Tatiana Chaves.

“Os clientes recebem primeiro a orientação para ficar em casa. Caso haja necessidade de sair, que se planeje para ir ao comércio, para que de maneira objetiva não tenha uma delonga na aquisição do que vai fazer”, concluiu a diretora.

Serão construídos 22 protocolos específicos para diversos setores: construção civil, bares, restaurantes, shoppings, por exemplo, vão ter documentos com regras mais detalhadas para abertura dessas atividades.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: trabalho, pessoas, casa