Projeto que institui galinha da canela-preta como patrimônio histórico e cultural é aprovado

12/08/2021 07h00


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarUm outro diferencial da galinha é em relação aos seus ovos de cores diferentes. As galinhas põem ovos de coloração amarela, vermelha, azul e esverdeadas. A característica tem relaç(Imagem:Reprodução)

O projeto de lei que institui a galinha da raça “Canela-Preta” como patrimônio histórico, cultural e genético do estado foi aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O projeto de autoria da deputada Elisângela Moura (PC do B) segue para sanção do governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

O animal é considerado como a autêntica galinha caipira e é marcado por suas plumagens escuras, principalmente nos membros inferiores e outras características peculiares da espécie. Segundo Elisângela Moura, a galinha é mais comum em Queimada Nova, município considerado berço da raça. Até agora, a raça "Canela-Preta" foi mapeada em pelo menos 49 municípios piauienses com criadores de referência.

O macho castrado dessa espécie é chamado de “Capão”. Ele passa por um processo de engorda até ser comercializado. Se diferenciam das fêmeas pelo porte maior e têm um papel importante na culinária regional.

“Esse animal cresce mais, vai ter uma carne mais macia e acúmulo maior de gordura. É algo inerente as festividades da nossa cultura: o padre, quando vai fazer o batismo ou uma família quando casa alguém na zona rural, ele tem o capão como um diferencial para ofertar", comentou o veterinário Anísio Lima.

Um outro diferencial da galinha é em relação aos seus ovos de cores diferentes. As galinhas põem ovos de coloração amarela, vermelha, azul e esverdeadas. A característica tem relação com a proteção natural das aves.


Tópicos: projeto, lei, galinha