Projeto Progressos chega às unidades prisionais do interior do estado
29/01/2022 10h07Fonte 180graus.com
Imagem: Divulgação
Projeto Progressos chega às unidades prisionais do interior do estado
Projeto Progressos chega às unidades prisionais do interior do estadoMais de 60 internos da Penitenciária Masculina de Picos, Penitenciária Feminina de Picos e da Cadeia Pública de Altos participaram de uma capacitação sobre relações interpessoais realizada pelo projeto Progressos: Estratégia com Empreendimento, uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), a Secretaria de Justiça do Estado do Piauí (SEJUS) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Piauí (SEBRAE).
O objetivo do projeto é promover condições de reinserção social aos apenados do sistema prisional piauiense, por meio de empreendedorismo e do desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho.
“Esta é a segunda ação executada por esta parceria nas unidades prisionais do Piauí, em apenas dois meses. Agimos em conjunto para impactar positivamente a vida dessas pessoas que hoje se encontram nas unidades prisionais, proporcionando meios para a efetiva reinserção social e evitando a reincidência no cometimento de crimes e o retorno ao sistema prisional”, explica o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Oliveira.
A secretária de Gestão Estratégica do TJ-PI, Lanny Cléo, pontua que a reinserção social é um processo: começa durante o período de cumprimento da pena e continua quando a pessoa volta a viver na comunidade.
“A reinserção social é caracterizada pelo desenvolvimento de competências no ambiente individual, social e de trabalho. A Lei n. 7.210/84 destaca que a assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, com o objetivo de prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade e ainda define que o poder público contribuirá com essa política assistencial. Essa é a nossa missão”, enfatiza a secretária.
O projeto Progressos: Estratégia com Empreendimento foi criado por meio de Acordo de Cooperação Técnica Interinstitucional, idealizado pelo Tribunal de Justiça do Piauí, em parceria com a Secretaria de Justiça do Estado do Piauí (SEJUS) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Piauí (SEBRAE), e promove cursos e capacitações para detentos, egressos do sistema penitenciário, apenados e pessoas que cumprem medidas alternativas. Conta ainda com o apoio do Programa Fazendo Justiça do Conselho Nacional de Justiça e Pnud.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews












