Projeto Progressos chega às unidades prisionais do interior do estado

29/01/2022 10h07


Fonte 180graus.com

Imagem: DivulgaçãoProjeto Progressos chega às unidades prisionais do interior do estado(Imagem:Divulgação)Projeto Progressos chega às unidades prisionais do interior do estado

Mais de 60 internos da Penitenciária Masculina de Picos, Penitenciária Feminina de Picos e da Cadeia Pública de Altos participaram de uma capacitação sobre relações interpessoais realizada pelo projeto Progressos: Estratégia com Empreendimento, uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), a Secretaria de Justiça do Estado do Piauí (SEJUS) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Piauí (SEBRAE).

O objetivo do projeto é promover condições de reinserção social aos apenados do sistema prisional piauiense, por meio de empreendedorismo e do desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho.

“Esta é a segunda ação executada por esta parceria nas unidades prisionais do Piauí, em apenas dois meses. Agimos em conjunto para impactar positivamente a vida dessas pessoas que hoje se encontram nas unidades prisionais, proporcionando meios para a efetiva reinserção social e evitando a reincidência no cometimento de crimes e o retorno ao sistema prisional”, explica o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Oliveira.

A secretária de Gestão Estratégica do TJ-PI, Lanny Cléo, pontua que a reinserção social é um processo: começa durante o período de cumprimento da pena e continua quando a pessoa volta a viver na comunidade.

“A reinserção social é caracterizada pelo desenvolvimento de competências no ambiente individual, social e de trabalho. A Lei n. 7.210/84 destaca que a assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, com o objetivo de prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade e ainda define que o poder público contribuirá com essa política assistencial. Essa é a nossa missão”, enfatiza a secretária.

O projeto Progressos: Estratégia com Empreendimento foi criado por meio de Acordo de Cooperação Técnica Interinstitucional, idealizado pelo Tribunal de Justiça do Piauí, em parceria com a Secretaria de Justiça do Estado do Piauí (SEJUS) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Piauí (SEBRAE), e promove cursos e capacitações para detentos, egressos do sistema penitenciário, apenados e pessoas que cumprem medidas alternativas. Conta ainda com o apoio do Programa Fazendo Justiça do Conselho Nacional de Justiça e Pnud.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: sistema, justi?a, reinser??o