Projeto Piauí Sustentável e Inclusivo inicia ações em São Raimundo Nonato

21/02/2024 21h33


Fonte Governo do Piauí

O projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI) foi lançado, nesta quarta-feira (21), no plenário da Câmara Municipal, em São Raimundo Nonato. O projeto é uma ação conjunta entre a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto de Terras do Piauí (Interpi).

O evento de lançamento no Território Serra da Capivara reuniu organizações da sociedade civil e instituições que prestam serviço para comunidades de agricultores familiares.

A secretária da SAF, Rejane Tavares destacou a importância do projeto para a região do semiárido. "O PSI é estratégico para o fortalecimento do processo produtivo da agricultura familiar. O projeto chega no momento certo para contribuir no enfrentamento dessa situação de seca, para ajudar as famílias de agricultores familiares que mais precisam de ações de segurança hídrica", destacou a gestora.
Imagem: DivulgaçãoO projeto pretende atender 60 mil famílias em 138 municípios piauienses.(Imagem:Divulgação)O projeto pretende atender 60 mil famílias em 138 municípios piauienses.

O projeto vai ter atuação em quatro áreas estratégicas: área produtiva junto à agricultura familiar; área ambiental; área de processos de comercialização e também de infraestrutura hídrica na região do semiárido. O objetivo é melhorar a renda, a segurança alimentar e nutricional, promover o acesso aos serviços básicos e a adaptação às mudanças climáticas no meio rural.

Para o superintendente de Projetos Territoriais e Desenvolvimento Rural (SPTDR) da SAF, Jairo Chagas, o PSI vai atender grupos que não tinham acesso aos programas produtivos e também aos que já estão produzindo com capacidade para comercializar. "O foco é pensar as atividades produtivas e inserir às pessoas que não tinham acesso a projetos produtivos com novas tecnologias de convivência, e também potencializar às experiências exitosas que já existem nos territórios", explicou Jairo.

O projeto pretende atender 60 mil famílias em 138 municípios de 7 Territórios, tendo um investimento total de R$ 147 milhões, com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Fundo de Investimento para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), e o Governo do Piauí.
Imagem: DivulgaçãoProjeto Piauí Sustentável e Inclusivo inicia ações em São Raimundo Nonato(Imagem:Divulgação)

As atividades de lançamento do projeto continuam em outros territórios. Nesta quinta-feira (22), será em Floriano, no campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), para o território Vale dos Rios Piauí e Itaueira.

Nas próximas semanas, o projeto será lançado nos territórios Vale do Rio Itaim, em Paulistana; Vale do Rio Guaribas, em Picos; Vale do Rio Canindé, em Oeiras; Vale do Sambito, em Valença e Entre Rios, em Amarante.