Projeto pautas sociais: mas afinal quem cuida do cuidador?
12/08/2025 10h53Fonte Assessoria de Comunicação
Imagem: Divulgação
Projeto pautas sociais: mas afinal quem cuida do cuidador?

A Política Nacional de Cuidados, sancionada recentemente, reconhece que cuidar é um direito fundamental e responsabilidade compartilhada entre governo, famílias, empresas e sociedade.
No Piauí, o Sesc realiza o projeto projeto Pautas Sociais, com trabalho de assistência social na comunidade Portinho, desenvolvido pela a assistente social Deyciane Almeida. O foco são as mulheres da comunidade, as principais cuidadoras.
O projeto foi apresentado à comunidade, durante reunião quinzenal com escuta ativa, troca de ideias e busca de soluções coletivas. Um momento marcante foi a conversa com a dona de casa, Lindalva Souza, moradora que dedica a visa à sua família. No bate papo ficou evidente a pergunta: quem cuida de quem cuida?
O objetivo é ouvir a comunidade, entender quais são os principais problemas sociais e buscar soluções criativas e coletivas. É como se fosse uma “curadoria social”, onde todos participam para fortalecer o bairro, garantir direitos e melhorar a vida de todos.
O projeto encerra em novembro, no Festival Pautas Sociais, no Rio de Janeiro, reunindo lideranças de todo o país para trocar experiências sobre o tema.
O Portinho
O bairro Portinho foi escolhido porque já é uma comunidade tradicional e conhecida pelo Projeto Fortalecimento Comunitário.
Um momento especial foi a conversa com Lindalva Souza, moradora nascida e criada no Portinho. Ela é mulher, mãe, avó e esposa, e dedica todo o seu tempo aos cuidados com a casa e a família. Mas surgiu a pergunta: quem cuida da Dona Lindalva?
Numa tarde, sentados à sombra de uma árvore no quintal de sua casa, ela contou sua história de vida com muitos detalhes e, como gesto de carinho, ainda preparou um café para receber quem estava ali para ouvi-la.